GRANDE NOVIDADE para quem trabalha em empresas privadas acaba de sair HOJE (13/05)

Entre junho e dezembro de 2023, as empresas brasileiras participarão dos testes.

Imagine poder ter um final de semana prolongado todas as semanas, sem comprometer sua produtividade no trabalho. Parece um sonho distante, não é? Mas agora esse sonho está se tornando realidade no Brasil! Nosso país foi escolhido para fazer parte de um experimento inovador que promete revolucionar a forma como encaramos a semana de trabalho.

A semana de 4 dias de trabalho está sendo testado no Brasil como parte de um experimento que avaliará o impacto da redução da jornada de trabalho. Entre junho e dezembro de 2023, as empresas brasileiras participarão dos testes organizados pela 4 Days Week e pela Reconnect Happiness at Work. As empresas interessadas devem preencher um formulário no site da 4 Days Week para ter acesso à mentoria da Reconnect.

Como vai funcionar a semana de quatro dias?

O modelo a ser aprimorado nas empresas participantes é o 100-80-100, no qual os colaboradores continuam recebendo 100% do salário e mantendo 100% da produtividade em 80% do tempo usual. Os indicadores de estresse, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, rotatividade e resultados financeiros serão avaliados ao final do teste.

A metodologia do experimento foi desenvolvida pelo Boston College, que também será responsável pelas pesquisas e análises durante e após o teste. Os resultados esperados serão utilizados pelas empresas para decidir se continuarão com uma semana de quatro dias.

Benefícios para saúde mental

Segundo a diretora da Reconnect, Renata Rivetti, o desafio do experimento no Brasil é mostrar que a produtividade não está diretamente relacionada ao número de horas trabalhadas. Empresas que adotaram uma semana de trabalho de 32 horas perceberam benefícios como maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhoria na saúde e felicidade dos colaboradores.

Um estudo da McKinsey com 15 mil funcionários em 15 países revelou que 59% das pessoas enfrentam desafios relacionados à saúde mental. Uma semana de quatro dias pode trazer benefícios para a saúde dos colaboradores e reduzir os custos relacionados à saúde mental nas organizações. A expectativa é que essa mudança revolucione a forma como progredir, tornando-a mais produtiva e saudável.

Veja também: SAIU! Trabalhadores podem comemorar essa EXCELENTE NOTÍCIA