SAIU! Trabalhadores podem comemorar essa EXCELENTE NOTÍCIA

As informações da Dataprev surpreenderam muita gente.

SAIU! Trabalhadores podem comemorar essa EXCELENTE NOTÍCIA | Você já ouviu falar do ditado popular “nunca é tarde para ter uma boa notícia”? Pois é, parece que ele se aplica perfeitamente para os 2,7 milhões de trabalhadores brasileiros que acabam de descobrir que têm direito ao abono salarial em 2023, em mais um saque retroativo.

As informações da Dataprev surpreenderam muita gente, já que após o Ministério do Trabalho e Emprego ter divulgado o número de beneficiários, não se esperava a descoberta de um novo lote. Mas afinal, como essas pessoas foram excluídas do pagamento regular e como podem agora acessar o benefício? Vamos entender melhor essa história.

O que é o PIS/Pasep?

O abono salarial é um benefício pago pelo PIS/PASEP e tem como objetivo complementar a renda do trabalhador que ganha até dois salários mínimos por mês. Para ter direito ao benefício, é necessário ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021, além de ter emitido uma carteira há pelo menos cinco anos.

A Dataprev explicou que houve confusão na seleção dos beneficiários, pois alguns empregadores inscreveram seus funcionários tanto no RAIS quanto no eSocial, o que levou o sistema a entender que houve duplicidade de dados e excluiu essas pessoas do pagamento regular do abono. Com a revisão, foi criado um saque retroativo, válido desde abril, para que esses 2,7 milhões de pessoas possam acessar o benefício.

Como saber se eu tenho direito?

Para consultar se tem direito ao saque retroativo do PIS/PASEP, o trabalhador pode acessar o App Carteira de Trabalho Digital e fazer login. Na aba “Benefícios”, deve selecionar “Abono salarial” e informar o ano-base, que neste caso é 2021. O sistema irá informar se a pessoa tem direito ao benefício, qual o valor a ser liberado e quando será possível fazer o saque .

Em abril, foi liberado o saque retroativo do PIS/PASEP para quem deveria ter recebido nos meses de fevereiro e março. Agora, esse grupo segue o calendário original de depósitos. Com a inclusão dos 2,7 milhões de trabalhadores, o número de beneficiários do abono salarial em 2023 sobe para 25,6 milhões.

Veja também: Seu abono salarial PIS/Pasep não caiu? Saiba o que fazer