Passo a passo para dar entrada no seguro-desemprego na internet

Passo a passo para dar entrada no seguro-desemprego na internet. O SeguroDesemprego é um dos benefícios da Seguridade Social e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente (sem justa causa).

Dar entrada no seguro-desemprego é umas das principais atitudes tomadas pelos talhadores que são demitidos. Este benefício visa proteger todos os trabalhadores com contrato de trabalho e que são demitidos sem justa causa.

Desta forma, é garantido um pagamento mensal que ampara o profissional por algum tempo, até que ele consiga se recolocar no mercado de trabalho.

O valor máximo do seguro-desemprego é de R$ 2.106,08. O piso segue a variação do salário mínimo que é de R$ 1.212. O trabalhador tem de direito de  três a cinco parcelas do seguro-desemprego

A parcela do seguro-desemprego é calculada com base na média das três últimas remunerações do trabalhador antes da demissão. Após a correção das faixas salariais, o benefício será definido da seguinte forma.

Salário médio

       Valor da parcela

Até R$ 1.858,17  80% do salário médio ou salário mínimo, prevalecendo o maior valor
De R$ 1.858,18 até R$ 3.097,26 50% sobre o que ultrapassar R$ 1.858,17, mais valor fixo de R$ 1.486,53
Acima de R$ 3.097,26 parcela invariável de R$ 2.106,08
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Passo a passo para dar entrada pelo site do Governo:

1. Entre no portal de Trabalho e Emprego;
2. Faça o cadastro e crie uma conta para login;
3. Utilize a senha provisória recebida por e-mail ou celular e valide o cadastro para criar uma nova senha;
4. Em seguida, acesse os serviços digitais para o Seguro-desemprego. Selecione a opção “Requerer o Seguro-desemprego”;
5. Faça a solicitação, clicando na função “Solicitar seguro-desemprego”;
6. Digite o número do Requerimento do seguro-desemprego e clique em “Localizar”. Nesta etapa, você será direcionado para a página com o número do requerimento e todos os seus dados;
7. Leia atentamente as regras e termos para habilitar o benefício. Marque a opção “Concordar” e, em seguida, clique em “Concluir”;
8. Confirme a solicitação do seguro-desemprego e confira a confirmação da solicitação.

Para dar entrada pelo aplicativo da Carteira de Trabalho:

1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
2. Faça o cadastro no portal gov.br, e entre com login e senha;
3. Na tela seguinte, você terá acesso às anotações referentes à sua Carteira de Trabalho. Clique em “Benefícios” para ser direcionado ao seguro-desemprego;
4. Na aba do seguro-desemprego, clique em “Solicitar”;
5. Informe o número do requerimento de seguro-desemprego, confirme todas as suas informações e clique em “Avançar” no final da tela;
6. Nesta etapa, você poderá ver todos os dados referentes ao contrato de trabalho em questão, como seu cargo, tempo de serviço, datas de admissão e encerramento do contrato, motivo da dispensa e qual foi o valor recebido nos últimos três meses trabalhados. Leia tudo atentamente e clique em “Confirmar”, caso concorde com as informações, para finalizar o seu pedido.

Após dar entrada no seguro-desemprego, o sistema analisa os documentos informados e os que já estão cadastrados na base de dados do Governo Federal. Depois disso, ele informa na hora se o benefício será concedido.