Empregos: como fazer um currículo atraente mesmo sem experiência

Vamos ver como você pode ajustar seu currículo para se adequar à sua situação o máximo possível.

Empregos: como fazer um currículo atraente mesmo sem experiência. Cada pessoa é um mundo. O que você está estudando pode ter a ver com o trabalho que você está procurando. Talvez você tenha experiência trabalhando em alguma área ou não tenha estudos. Talvez em vez de procurar um emprego, você esteja procurando um estágio.

Agora vamos ver como você pode ajustar seu currículo para se adequar à sua situação o máximo possível.

1. Estudante ou Graduado

Para chegar ao emprego dos seus sonhos, você precisa começar de baixo primeiro.

Dentro do currículo, sua formação acadêmica é o mais importante. Se o seu nível de estudo atinge graus mais altos, carreiras ou mestrados, recomendo que você omita graus mais baixos em sua formação. Por exemplo, o ensino médio.

Se você participou de congressos ou seminários durante sua graduação, não é uma má ideia adicioná-los, desde que estejam relacionados ao cargo que você está procurando.

Apesar de não ter experiência, é possível que com o seu ciclo de formação tenha passado por alguns meses de estágios. Não é uma má ocasião para mostrar as tarefas que desempenhou e as competências que desenvolveu naquela empresa.

2. Sem estudos e sem experiência

Ao preparar um currículo quando você não tem experiência nem estudos em seu perfil profissional, é importante que você saiba expressar suas habilidades e habilidades.

Deixe claro quais são seus pontos fortes, os objetivos de trabalho que você tem e o que você pode contribuir para a empresa.

No seu caso, as atividades voluntárias podem ser uma grande vantagem, pois sem estudos ou experiência, você poderia colocá-las no início do currículo, mostrando ao recrutador quais tarefas você sabe fazer, quais responsabilidades você teve e seu nível de comprometimento.

Uma carta de apresentação é recomendada para todos os tipos de perfis e situações. No entanto, neste caso é ainda mais importante, pois, sem estudos e sem experiência, é difícil que seu currículo fale por você.

Acompanhe seu currículo com uma carta de apresentação sem experiência na qual você possa destacar suas habilidades sociais e pessoais, entrar em mais detalhes sobre seus conhecimentos e por que deseja trabalhar com eles. Mostre que você está interessado nesta profissão.

3. Com experiência mas sem contrato

Todos sabemos que ter trabalhado sem contrato é normal hoje em dia e quase pode ser uma tradição no nosso país, não só para os jovens espanhóis.

Se você trabalhou na empresa de seus pais sem remuneração e sem contrato, isso não significa que isso não seja uma experiência de trabalho . Você dedicou tempo a isso, aprendeu um ofício, teve responsabilidades. Tudo isso merece ser refletido no currículo.

Se você fez um estágio como parte de seus estudos, isso também vale a pena mencionar. Adicione as tarefas que você executou, as responsabilidades que lhe foram atribuídas e, se possível, quaisquer conquistas. Ou seja, como você ajudou a melhorar os resultados da empresa.

Se, por outro lado, você tiver trabalhos esporádicos por alguns dias, poderá incluí-los separadamente, mencionando as tarefas realizadas e suas responsabilidades.

4. Candidato a Estágio

Nesse caso, você tem algo que a maioria das empresas verá muito favoravelmente: você trabalhará de graça.

No entanto, não confie em si mesmo e preste atenção aos detalhes.

Ao redigir seu currículo, procure comunicar a motivação que você tem para poder aprender com eles, somada ao conhecimento técnico que aprendeu em relação ao cargo, tanto por meio de sua graduação quanto por autodidata.

Cada dia mais empresas valorizam o fato de você se qualificar com cursos online, tutoriais em vídeo ou por leitura, pois estão cientes de que há informações muito valiosas na rede disponíveis para todos (como este artigo por exemplo).