Conheça o Manjericão e suas incríveis propriedades medicinais

Para aproveitar as propriedades do manjericão, podemos consumi-lo ou aplicá-lo topicamente, caso queiramos combater condições como a acne.

Conheça o Manjericão e suas incríveis propriedades medicinais. O manjericão ( Ocimum basilicum ) é nativo da Ásia e pertence à família Labiaceae. Tem folhas ovais serrilhadas com cachos de flores brancas ou rosadas, e seu caule tem cerca de 60 cm de comprimento.

O manjericão conseguiu surpreender com suas propriedades curativas e sua facilidade de uso para melhorar a saúde.

Neste artigo, você aprenderá sobre os benefícios de suas incríveis propriedades medicinais.

Benefícios do manjericão

O manjericão tem sido usado para aliviar diferentes condições que podem ocorrer. Isto é devido às propriedades medicinais que possui. Algumas contribuições ou benefícios são:

  • Em primeiro lugar, esta planta contém agentes antiespasmódicos que ajudam a prevenir ou aliviar a fraqueza muscular. Além disso, indigestão e dor em diferentes áreas do corpo.
  • Ajuda em caso de fadiga, inflamação resultante da fadiga física e é útil no combate à depressão. Em muitos casos, também reduz a ansiedade.
  • Da mesma forma, pode ser usado para massagear para acalmar os espasmos causados ​​pela menstruação. Seu aroma calmante é usado em diferentes óleos corporais.
  • Além disso, é um ótimo repelente natural contra mosquitos. Devido às suas propriedades antibacterianas, pode ser usado para curar picadas de cobra ou outras picadas infecciosas e é um estimulante para a cicatrização de feridas em pomadas naturais.
  • Da mesma forma, o manjericão é usado em loções para curar a alopecia. Seus efeitos dependerão do uso que lhe dermos.
  • Por fim, quando ingerido em chá ou outras bebidas, ajuda o sistema imunológico a defender o organismo.

Prevenções no uso de manjericão

O uso de qualquer planta deve ser consultado com um especialista, pois podem ocorrer reações variadas dependendo da pessoa que a utiliza.

Nota: As mulheres grávidas devem limitar o seu consumo para evitar complicações.

Considerações finais

Em suma, esta planta maravilhosa é comumente chamada de erva sagrada, não apenas por causa da mitologia, mas também em referência ao fato de que parece funcionar para muitas questões relacionadas à saúde e beleza.