10 Plantas que ajudam a aliviar dores nos músculos e articulações

Dicas naturais para aliviar dores musculares

10 Plantas que ajudam a aliviar dores nos músculos e articulações

Caminhar, pular, curvar-se, correr… todos esses movimentos, por mais simples que pareçam à primeira vista, exigem ossos, músculos e articulações saudáveis ​​em boas condições. Quantas vezes já aconteceu de você se abaixar para pegar alguma coisa e sofrer um puxão. É que, embora em inúmeras ocasiões, não prestemos a atenção que merecem, os músculos e as articulações desempenham um papel essencial no funcionamento do corpo.

Eles são, nada mais e nada menos que, os responsáveis ​​por permitir o movimento do corpo humano. Se algum deles falhar, um simples gesto como caminhar e se abaixar para pegar algo pode se tornar uma missão quase impossível.

A melhor maneira de manter músculos e articulações saudáveis ​​é equilibrar uma estrutura forte com flexibilidade, um feito à medida que envelhecemos.

Diante de problemas crônicos nos músculos ou articulações, massagem, seguir uma dieta saudável e equilibrada, mudanças no estilo de vida e remédios de ervas para desintoxicar e reduzir a inflamação podem ajudar. Vamos falar sobre 10 plantas para músculos e articulações abaixo.

Plantas que ajudam aliviar dores nos os músculos e articulações
Foto: Pixabay

10 plantas para músculos e articulações

1- Arnica – A arnica é uma erva medicinal que, como apontam os especialistas, atua como um anti-inflamatório e antirreumático natural e ajuda a aliviar dores musculares, inchaços e entorses.

O primeiro remédio a que devemos recorrer quando houve danos nos músculos ou articulações, contusões, distensões ou entorses. Pode ser usado para aliviar a dor lombar, artrite e reumatismo. Aplicar em creme, óleo macerado ou pomada.

2- Confrei – Com propriedades curativas, o confrei é uma planta medicinal regeneradora celular e adstringente que é utilizada há anos para tratar ossos quebrados .

Esmague as folhas frescas em uma polpa e aplique como cataplasma em entorses, contusões e úlceras. Também pode ser aplicado em creme ou óleo macerado.

3- Salsão – Desintoxicante e anti-inflamatório, as sementes do salsão podem ser um remédio importante no tratamento da gota, reumatismo e artrite. Misture com salgueiro branco e tome três vezes ao dia durante várias semanas como uma decocção ou tintura .

Para preparar um desses remédios, misture 15 g de sementes com 600 ml de água e ferva por 10 minutos. O ideal é tomar em doses de meia xícara ou 3 vezes ao dia.

4- Alecrim – O alecrim estimula a circulação e proporciona uma sensação de calor e conforto aos músculos e articulações doloridas. Dilua o óleo essencial em uma base para massagem e esfregue as áreas que doem. Excelente para músculos distendidos, esfrega o músculo antes e depois do exercício.

5- Hipérico – Devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o hipérico é muito adequado para tratar áreas com abundância de terminações nervosas. Massageie a pele com óleo macerado para tratar dores lombares, ciática e neuralgia.

6- Zimbro – O óleo essencial de zimbro é diurético, desintoxicante e antirreumático. Aplique compressas de óleo essencial para aliviar a gota. Combine com óleo essencial de gengibre em uma base de óleo vegetal para aliviar dores musculares.

7- Bola de neve – A planta bola de neve, também conhecida como Mundillo ou Sauquillo, é um antiespasmódico e sedativo eficaz. É usado para aliviar dores nas costas e cãibras musculares. É preferível usá-lo em tingimento. Misture com garra do diabo para articulações e membros inchados.

8- Garra do diabo É uma erva anti-inflamatória eficaz recomendada para o tratamento de dores nas articulações e artrite. Pode ser tomado tanto em tintura quanto em cápsulas. Também funciona bem em combinação com bola de neve ou salgueiro branco, que discutimos abaixo.

9- Salgueiro branco – Analgésico e anti-inflamatório, o salgueiro branco reduz a dor como a aspirina. Seu consumo é útil no tratamento de dores musculares ou articulares, artrite, neuralgia e ciática. Para fazer isso, devemos tomá-lo em decocção ou tintura combinada com outras ervas apropriadas.

10- Ulmaria – Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-reumáticas, é uma planta medicinal que ajuda a aliviar dores e inflamações causadas por reumatismo e artrite. A ideia é tomar está erva em infusão ou tintura três vezes ao dia.

Atenção:

As dicas que são passadas nesta matéria, não substituem, de nenhuma maneira, a opinião de um profissional da área de saúde.
não prescrevemos ou receitamos nenhum tipo de tratamento, mas sim enfatizamos a importância benéfica de produtos naturais, disponíveis em nosso dia a dia.
Caso surja eventual interesse em utilizar quaisquer um dos produtos citados nesta matéria, procure orientação de um médico ou dermatologista.