Seguro-Desemprego: aprenda como solicitar o benefício sem sair de casa

O benefício é fiscalizado pelo Ministério da Economia e custeado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Com as facilidades da tecnologia, o trabalhador não precisa se deslocar para solicitar seu seguro desemprego. Dar entrada no seguro desemprego é possível pela internet, sem sair de casa. O benefício é um auxílio financeiro temporário ao trabalhador formal que foi dispensado sem justa causa e que cumpre os demais requisitos do seguro, como, por exemplo, não possuir renda própria nem estar recebendo algum benefício previdenciário de prestação continuada.

O seguro desemprego é um dos mais importantes benefícios trabalhistas existentes no Brasil. Trata-se de um pagamento feito a contribuintes do INSS cuja demissão ocorreu sem justa causa, durante um período determinado. O benefício é fiscalizado pelo Ministério da Economia e custeado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que também custeia outros benefícios, como o abono salarial.

Como dar entrada no Seguro-Desemprego

O processo de solicitação pode ser realizado inteiramente online, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. No entanto, é importante ressaltar que a solicitação do seguro desemprego deve ser feita pelos trabalhadores em um período de 7 a 120 dias após a data de sua demissão.

Para dar entrada no seguro-desemprego, o trabalhador precisa ter em mãos os seguintes documentos:

  • CPF,
  • Carteira de Trabalho
  • Requerimento do seguro-desemprego (disponibilizado pelo empregador).

Abaixo, segue um passo a passo para realizar uma solicitação pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital:

  • Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital em seu celular.
  • Faça o login ou crie uma conta no portal gov.br.
  • Na próxima tela, o trabalhador terá acesso às informações de sua Carteira de Trabalho.
  • Ao verificar as informações, clique em “Benefícios” para ser direcionado ao seguro-desemprego.
  • Clique em “Solicitar”.
  • Informe o número do requerimento disponibilizado pela empresa e clique em “Avançar” no fim da tela.
  • Nesta etapa, verifique os dados referentes ao seu período trabalhado, motivo e dispensa, além do valor dos últimos atendimentos.
  • Por fim, leia tudo atentamente e clique em “Confirmar” para finalizar o pedido.
  • O próprio aplicativo informará imediatamente se o seguro-desemprego foi concedido ou não. Além disso, o trabalhador poderá consultar o valor do benefício, conforme dados de liberação e quantidade de parcelas a receber.

Quanto tempo demora para o benefício ser liberado?

Em relação ao início dos pagamentos do seguro-desemprego, o valor começa a ser pago 20 dias após a solicitação do benefício no sistema do governo. É importante ressaltar que os pagamentos serão realizados de acordo com o calendário definido pelo Ministério da Economia, respeitando os dados protegidos para cada trabalhador.

Com a possibilidade de realizar todo o processo de solicitação do seguro-desemprego de forma online, o trabalhador ganha praticidade e comodidade, evitando deslocamentos e filas em órgãos públicos. Essa facilidade proporcionada pela tecnologia contribui para agilizar o acesso ao benefício e auxiliar na proteção social do trabalho.

Veja também: Dinheiro à vista: FGTS vai distribuir R$ 15 bilhões de LUCRO entre trabalhadores até agosto