Seu abono salarial PIS/Pasep não caiu? Saiba o que fazer

A Caixa Econômica Federal já havia iniciado o pagamento em 15 de fevereiro e continua liberando os valores até 17 de julho.

Nesta segunda-feira, 17 de abril, o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2021 voltou a ser pago aos trabalhadores brasileiros. A Caixa Econômica Federal já havia iniciado o pagamento em 15 de fevereiro e continua liberando os valores até 17 de julho, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.

O valor pago em abril será de até R$ 1.302, equivalente ao salário mínimo atual. A Caixa será responsável pelo pagamento do PIS, destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o Banco do Brasil realizará o pagamento do Pasep, destinado aos servidores públicos.

Seu abono salarial PIS/Pasep não caiu? Saiba o que fazer

Caso o trabalhador tenha direito ao benefício e mesmo assim não tenha recebido, é necessário entrar em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal gov.br.

O abono salarial de até um salário mínimo é destinado aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há, pelo menos, cinco anos. Para receber o benefício agora, é preciso ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Os servidores públicos, militares e empregados de estatais inscritos no Pasep obtiveram o benefício nas mesmas datas que o PIS, pelo Banco do Brasil. Nos dois casos, os recursos estarão disponíveis para saque até 28 de dezembro. Após esse prazo, o dinheiro volta para a caixa do governo.

Como faço para sacar o PIS/Pasep

Para receber o abono, o trabalhador que possui o Cartão do Cidadão pode utilizá-lo nas lotéricas ou nas caixas eletrônicas da Caixa. Também é possível receber em uma agência da instituição financeira, desde que seja apresentado um documento oficial com foto. Caso possua conta corrente ou poupança na Caixa, o trabalhador poderá receber o valor utilizando o Internet Banking da instituição financeira.

O Pasep pode ser sacado na conta corrente ou poupança de clientes do Banco do Brasil. Se o trabalhador desejar receber o valor em outro banco, poderá fazer uma transferência para o banco de preferência pelo site “bb.com.br/pasep” ou por uma caixa eletrônica do BB.

Calendário de pagamentos do PIS 2023

  • Nascidos em Janeiro e Fevereiro recebem a partir de 15/02/2023
  • Nascidos em Março e Abril recebem a partir de 15/03/2023
  • Nascidos em Maio e Junho recebem a partir de 17/04/2023
  • Nascidos em Julho e Agosto recebem a partir de 15/05/2023
  • Nascidos em Setembro e Outubro recebem a partir de 15/06/2023
  • Nascidos em Novembro e Dezembro recebem a partir de 17/07/2023

Calendário de pagamentos do Pasep 2023

Trabalhadores com final da inscrição 0 recebem 15/02/2023

  • Final 1 recebem em 15/03/2023