Quem vai receber o Kit de TV grátis do Cadastro Único?

O pacote é 100% gratuito e sem cobrança adicional às famílias inscritas

Quem vai receber o Kit de TV grátis do Cadastro Único? Os brasileiros inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) terão acesso ao chamado “Kit Antena de TV“.

O intuito é que aqueles que fazem uso das antenas parabólicas (TVRO) consigam atualizar seus aparelhos para sincronizar de forma mais efetiva os canais de televisão.

Está incluso nos kits um receptor voltado para a compressão de áudio e vídeo, que ajuda a melhorar a qualidade de som e imagem das transmissões. O pacote é 100% gratuito e sem cobrança adicional às famílias inscritas.

Como vai funcionar?

Atualmente, estima-se que cerca de 20 milhões de famílias brasileiras estejam acompanhando o sinal de televisão aberta e gratuita por meio de satélite na Banda C. No entanto, ela será migrada para a Banda Ku, com intuito de evitar interferências na faixa 3,5 GHz.

Muitos não sabem, porém, a banda 3,5 GHz está reservada para o 5G, que trata-se de um frequência de sinal mais elevada.

Há pouco tempo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que foi estendido para até o dia 29 de setembro o início das operações de implementação da nova tecnologia nas capitais do país. Até então, o prazo era junho.

Quando os kits serão liberados?

A liberação e oferta dos kits antena aos inscritos no Cadastro Único acontecerá conforme os recursos da troca de banda vão sendo realizados. O intuito principal é evitar que os cidadãos que fazem uso da televisão ao ar livre via satélite fiquem sem sinal.

A migração da Banda C para a Banda Ku serve para liberar o sinal 5G e assim atender as especificações previstas no edital.

Estimativas apontam que as capitais serão as primeiras beneficiadas com o início da banda larga móvel no Brasil, seguidas posteriormente pelas cidades com mais de 500 mil habitantes e assim por diante, até que o cronograma de atualizações esteja completo em 2026.

Quem tem direito ao Kit de TV grátis do Cadastro Único?

Tem direito ao kit grátis, todos os brasileiros que são cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses brasileiros podem fazer a solicitação do Kit antena gratuitamente.

Principalmente os beneficiários do Auxílio Brasil, que não tem condições de comprar uma televisão nova. O kit será destruído gratuitamente, para as famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Sendo assim, essas famílias vão ter acesso à TV Digital Gratuita do Governo, sem qualquer tipo de custo.

É importante ressaltar que não é apenas o Auxílio Brasil que faz parte do Cadastro Único, outros programas do Governo, também fazem parte, sendo eles:

  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • BPC;
  • Carteira do Idoso;
  • Casa Verde e Amarela e outros.

Portanto, o cidadão que é inscrito em algum desses programas, veja a disponibilidade do Kit na sua cidade.

Notícias em destaque
Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação