Tecnologia

Qual plataforma oferece melhor monetização para criadores de conteúdo?

Publicado por
Evelin Leone
Qual plataforma oferece melhor monetização para criadores de conteúdo? – Foto: Composição LR / Freepik

Qual plataforma oferece melhor monetização para criadores de conteúdo? Depois de vazar quanto um criador de conteúdo ganha no Twitch em média, surgiu a questão de saber se essa monetização é consistente com o esforço envolvido na criação de conteúdo para a web.

A plataforma roxa está vivendo seu melhor momento, mas está limitada apenas ao desenvolvimento de transmissões ao vivo. Por isso, vários criadores optam pelas redes sociais para gerar publicações, vídeos ou bobinas que podem ser virais para obter um bom pagamento pelas visitas.

Basicamente, hoje existem duas formas de gerar dinheiro em uma rede social. Por um lado, eles podem pagar pelo número de visualizações que seu conteúdo obtém; Por outro lado, você pode monetizar o que publica ao se associar a marcas que pagam a você ou promover produtos e serviços.

A seguir, veremos quanto pagam as redes sociais mais utilizadas pelos usuários ao redor do mundo, para avaliar qual é a mais rentável e quais etapas são necessárias para acessar a monetização por esse meio.

>Instagram atualiza e adiciona dois novos recursos parecidos com o TikTok

TikTok

Para começar a enviar vídeos e receber monetização de suas visualizações, a rede social chinesa exige que o criador seja maior de 18 anos e tenha um mínimo de 10.000 seguidores em seu perfil. Da mesma forma, o TikTok pede aos seus criadores que tenham pelo menos 10.000 visualizações durante um mês.

Por não terem uma declaração oficial sobre a monetização de usuários nesta rede social, os criadores declararam em sua conta que é possível ganhar entre US $ 0,02 a US $ 0,03 por 1.000 visualizações, o que significa que para cada milhão de visualizações você pode obter 30 dólares.

Youtube

Com o surgimento do Twitch, a plataforma de vídeos do Google foi uma das mais afetadas nos últimos anos devido aos problemas que teve com seus youtubers e às mudanças de regulamentos que não agradam a grande parte da comunidade. Apesar disso, milhões de criadores ainda utilizam este espaço como forma de trabalhar, mas não é fácil conseguir.

Acontece que, para conseguir dinheiro no YouTube, primeiro você deve exceder 4.000 horas de exibição em seus vídeos. Com a atualização mais recente, não é mais necessário ter um número mínimo de assinantes em seu canal para começar a monetizar. Consequentemente, a plataforma informou que paga 0,001 centavos por visualização, ou seja, um vídeo que alcança 100.000 visualizações renderia um valor aproximado de 100 dólares.

>YouTube: evite anúncios no celular sem baixar aplicativos desconhecidos

Twitch

No caso da plataforma roxa, por ser uma rede social praticamente nova que não conta com tantos criadores quanto sua concorrência, ela pode distribuir quantias maiores de dinheiro para aqueles que são afiliados ou parceiros do Twitch. Para ser um criador de conteúdo afiliado, ou seja, para começar a monetizar aqui, você deve ter pelo menos 500 minutos no total de transmissão por mês.

Da mesma forma, você deve transmitir pelo menos sete dias por mês, além de ter no mínimo 50 seguidores e ter em média três visualizadores diferentes e simultâneos nos últimos 30 dias. Para se tornar um parceiro, a tarefa é mais complicada, já que não depende tanto das conquistas na plataforma, mas sim que o Twitch avalia o potencial de cada criador.

Em qualquer caso, o mínimo de horas de streaming para esta opção é 25 e você deve se conectar pelo menos 12 dias por mês. Twitch é atualmente a rede que mais movimenta dinheiro para seus criadores; Entre eles, streamers como Rubuis, Auronplay ou Ibai, que têm cerca de 20.000 assinaturas mensais e que recebem mais de 400.000 euros por mês só nesta secção.

Facebook

O Facebok foi renomeado para Meta e com essa mudança de nome trouxe consigo vários novos recursos em sua plataforma para os usuários. Uma das opções que permanece até o momento é o programa Facebook para Criadores, que permite que você ganhe dinheiro se tiver uma fanpage com 10.000 seguidores ou mais, e desde que ultrapasse 30.000 reproduções em vídeos de pelo menos três minutos.

Um fator contra os criadores do Facebook é que ele tem as regras mais estritas da comunidade nas redes sociais. Porém, o pagamento na plataforma está melhorando a cada vez, já que atualmente você pode obter entre 0,2 e 3 dólares a cada 1.000 reproduções de um vídeo, dependendo do tipo de anúncio que estiver exibindo em sua página.

>Facebook removerá milhares de tags de segmentação de anúncios