Quais aposentados do INSS são obrigados a declarar Imposto de Renda 2022?

No entanto, alguns aposentados e pensionistas são obrigados fazer a IRPF. Veja quem são essas pessoas.

Quais aposentados do INSS são obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda 2022?

Uma das questões relacionadas as aposentadorias e pensões e ao imposto de renda da pessoa física concentra-se em saber se os segurados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) estão obrigados ou isentos de apresentar suas declarações de imposto de renda este ano.

Afinal, aposentados do INSS devem apresentar declaração de imposto de renda 2022? A grande maioria das pessoas pensa que não e a principal razão dada é que elas não recebem renda do trabalho com carteira assinada. No entanto, alguns aposentados e pensionistas são obrigados fazer a IRPF. Veja quem são essas pessoas.

Quais aposentados do INSS são obrigados a declarar Imposto de Renda 2022?

Está obrigado a apresentar declaração o Imposto de Renda à Receita Federal os aposentados e pensionistas que:

  • receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2021
  • ou receberam rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil.
  • Obteve receita bruta anual decorrente de atividade rural em valor acima do limite (R$ 142.798,50);
  • Teve a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima do limite (R$ 300.000,00).

Se você se encaixa em um dos itens acima, não perca o prazo

Atenção ao Prazo

Portanto, os aposentados e pensionistas que são obrigados a apresentar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal e que ainda não o fizeram devem ficar atentos para o prazo de entrega do documento. As declarações serão recebidas pela Receita  Federal até às 23h59 do dia 29 de abril (horário de Brasília). Após essa data, os contribuintes terão de pagar multa pelo atraso na entrega.

Como Consultar o Extrato

Para consultar o extrato, o segurado deve acessar a página Meu INSS e fazer o login com os dados do Gov.br,  e informar o ano base, no caso, 2021, o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF.

Na barra “Do que você precisa?”, basta digitar “Extrato para Imposto de Renda” e emitir o documento. Outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe seu benefício.

O documento também poderá ser retirado nas Agências Bancárias. Para mais conforto ao cidadão, o INSS recomenda que a impressão seja feita na internet ou nos terminais de autoatendimento dos bancos.