Programa Mais Médicos abre inscrições com prioridade para profissionais brasileiros

A expectativa é que os profissionais selecionados já estejam atuando a partir do dia 22 de junho.

Programa Mais Médicos abre inscrições com prioridade para profissionais brasileiros | As inscrições para o programa Mais Médicos foram abertas nesta sexta-feira (26) e seguem até às 18h da próxima quarta-feira (31). O programa, criado pelo governo federal com o objetivo de ampliar o acesso à saúde em áreas carentes do país, prioriza a participação de médicos brasileiros formados no país. A expectativa é que os profissionais selecionados já estejam atuando a partir do dia 22 de junho.

De acordo com o Ministério da Saúde, as inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) da pasta. Após essa etapa, será realizada a validação das inscrições entre os dias 1º e 5 de junho. Durante essa etapa, os candidatos devem indicar até dois locais de preferência para atuação. Posteriormente, será divulgado o resultado preliminar das inscrições no dia 9 de junho, com prazo para recursos até o dia 12 do mesmo mês.

Novidades no Mais Médicos

Uma das novidades desta edição do programa é a oportunidade de especialização em medicina da família e comunidade, além da possibilidade de realizar mestrado em saúde da família. Tambem foram estabelecidos incentivos financeiros que podem chegar a até R$ 120 mil.

O governo federal busca atrair médicos formados com auxílio do Financiamento Estudantil (Fies) oferecendo incentivos ainda mais significativos. Os profissionais que se enquadrarem nos critérios estabelecidos, como localidade de atuação, tempo de trabalho e valor da dívida, poderão receber até R$ 475 mil de incentivos.

Para consultar o cronograma completo do processo seletivo, bem como obter mais informações sobre os benefícios oferecidos, os interessados podem acessar o site do Ministério da Saúde.

O programa Mais Médicos tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da atenção básica à saúde em regiões remotas e desassistidas do Brasil. Ao proporcionar a presença de profissionais capacitados nessas áreas, o programa busca melhorar a qualidade de vida da população e reduzir as desigualdades regionais no acesso aos serviços de saúde.

Veja também: Ministério da Saúde abre edital com 5,9 mil vagas para o novo Mais Médicos