Por que você NÃO DEVE COLOCAR comida quente na geladeira? Os especialistas explicam

Vamos te explicar quais são as consequências de guardar alimentos quentes na geladeira, segundo especialistas

Por que você não deve colocar comida quente na geladeira? Os especialistas explicam tudo sobre esse assunto.

É um fato universalmente conhecido que alimentos quentes não devem ser guardados na geladeira, seja porque nossa mãe nos ensinou essa lição ou porque a ouvimos visitando outra casa. Mas você já se perguntou por que não é recomendado e o que acontece quando você o faz?

E não importa o que nossas tias digam, a ciência manda. Por isso vamos te explicar quais são as consequências de guardar alimentos quentes na geladeira, segundo especialistas.

Por que você NÃO DEVE COLOCAR comida quente na geladeira? Os especialistas explicam
Por que você NÃO DEVE COLOCAR comida quente na geladeira? Os especialistas explicam Foto: Freepik

Por que você não deve colocar comida quente na geladeira?

Acontece que, segundo alguns estudos, esse descuido pode causar condensação dentro do recipiente onde você o guarda. O vapor dos alimentos causará a formação de gotas de água e gelo na superfície e, eventualmente, o excesso de umidade causará mofo e bolor.

Mas não é só isso, porque se você esperar o alimento esfriar antes de guardá-lo na geladeira, ele será mantido em uma faixa de temperatura que favorece o desenvolvimento de bactérias, que varia de 5°C a 60°C.

Por mais confuso que possa parecer, a realidade é que acima e abaixo dessa faixa de temperatura, os microrganismos não sobrevivem tão facilmente.

Então, como devo armazenar?

É recomendável guardar os alimentos no freezer assim que terminar de comer, pois nesse ponto estará relativamente frio e não formará gelo ou mofo. Isso significa que, do que você serviu na mesa ao que pode economizar, deve levar cerca de duas horas.

Após esse tempo, pode guardar em vasilhas plásticas com tampa na geladeira. Após quatro horas, o risco de adoecer aumenta proporcionalmente.

De acordo com a Women’s Health, o melhor conselho vem da especialista em segurança alimentar Lydia Butchmann, que sugere armazenar os alimentos separadamente em pequenos recipientes assim que terminar de cozinhar para que esfrie mais rapidamente.