É comum usarmos o celular por várias horas e até passarmos meses sem desligá-lo, pois o smartphone se tornou uma ferramenta importante para nos manter em contato com nossos amigos e familiares, além de ser útil em nossos momentos de lazer. Diante disso, surge a dúvida se é bom reiniciar o celular de vez em quando.
Embora muitos não acreditem, reiniciar o telefone de vez em quando beneficia o celular em seu desempenho, pois o smartphone consegue funcionar melhor quando é desligado e ligado. No entanto, as razões pelas quais é aconselhável reiniciar o celular são as seguintes:
O sistema telefônico está atualizado
É essencial que o smartphone seja reiniciado para concluir as atualizações dos patches de segurança e até do próprio sistema operacional, pois, se estiverem atrasados, encontraremos falhas em nosso telefone.
Melhorar a desinstalação de aplicativo
Quando desinstalamos um aplicativo e, embora tudo devesse ter sido feito perfeitamente, o telefone pode ficar pendurado. Nesse caso, uma reinicialização rápida é melhor para começar de novo.
A bateria do celular é calibrada
Após horas e horas de uso, a bateria pode começar a funcionar mal. Segundo o Reader’s Digest, que consultou vários especialistas, devemos desligá-lo pelo menos uma vez por semana, dando alguns minutos para respirar e voltar com as baterias carregadas.
Esse tempo em que o smartphone está desligado é usado para recalcular a quantidade de bateria disponível, tornando a porcentagem dela mais realista.
Memória temporária do celular é limpa
O cache do aplicativo não é apenas acumulado no aplicativo, mas também no sistema. Dessa forma, ao reiniciar o smartphone, damos uma pausa no software e o dispositivo excluirá os arquivos armazenados que não têm valor.