O aplicativo de mensagens instantâneas da Meta (anteriormente conhecida como Facebook) ganhou uma nova função para facilitar a vida dos milhões de usuários que o utilizam. Com esta atualização, a forma de enviar mensagens no WhatsApp mudará para sempre.
Esta é uma funcionalidade que vai superar as mensagens de voz e de texto, já que as pessoas poderão fazer um pequeno vídeo a partir do aplicativo que será enviado em conversas, assim como as duas alternativas citadas.
O CEO da empresa, Mark Zuckerberg, anunciou na última quarta-feira, 27 de julho, o lançamento dessas mensagens, que servirão para gravar e compartilhar vídeos de 60 segundos em chats do aplicativo e que estará disponível a partir desse momento e, nas próximas semanas, no resto do mundo.
“Vai ser possível gravar e compartilhar pequenos vídeos pessoais diretamente no chat”, destacou o comunicado oficial no blog do WhatsApp sobre a nova ferramenta que pode ser utilizada com a câmera frontal do celular.
Novidade no WhatsApp: como será a nova função de vídeos de até 60 segundos?
Para enviar uma mensagem de vídeo, o usuário deve selecionar o modo “clipe” e pressioná-lo para capturar o momento. Para uso com viva-voz, basta deslizar para cima para bloquear e gravar.
Por padrão, os vídeos do WhatsApp serão reproduzidos silenciosamente quando abertos em uma conversa, e tocar neles iniciará o som. Além disso, eles serão protegidos com criptografia de ponta a ponta, assim como o restante das mensagens.
Uma coisa a ter em mente é que o destinatário terá a opção de adicionar reações com emojis ou respondê-las no próprio chat, mas não poderá encaminhá-las para outros contatos.
Esta ferramenta que a Meta incorporou é a mesma que o Telegram lançou em 2017 e pode haver usuários que gostem dela, mas também pode haver muitos outros que a achem irritante.
Além disso, o WhatsApp também incluiu recentemente um recurso para silenciar automaticamente chamadas de números desconhecidos e editar uma mensagem em até 15 minutos após o envio.