Médicos avisam que suas mãos podem revelar se sofre de colesterol alto
Médicos avisam que suas mãos podem revelar se sofre de colesterol alto. Tenha em atenção estes sinais de alerta nos dedos das mãos e dos pés, já que os especialistas creem que podem ser um sintoma de níveis elevados de colesterol.
O colesterol alto pode provocar bloqueios nas artérias ou vasos sanguíneos, levando consequentemente à incidência de derrames e ataques cardíacos.
De modo a controlar os níveis desta substância no organismo, os especialistas concordam que é fundamental manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente. Não esquecendo, que infelizmente em alguns casos o colesterol alto é uma condição genética que requer a toma de medicação para ser controlada.
> Pressão alta: amenize esse problema com este poderoso suco natural
Devido às suas consequências potencialmente fatais, o diagnóstico precoce é fundamental e daí ser necessário que a população esteja a par dos principais sintomas associados à condição.
Ora, e segundo um artigo publicado no jornal britânico The Mirror, sentir dor nos dedos das mãos ou dos pés pode ser um sinal de alerta de colesterol alto. Pensa-se que a dor é causada devido à acumulação excessiva de gordura nos vasos sanguíneos das mãos e dos pés.
Outro sintoma comumente associado à condição consiste numa sensação permanente de formigueiro também nos dedos das mãos e dos pés. Em declarações ao jornal Express, o médico Rahul Agrawal disse: “todos devem monitorizar os seus níveis de colesterol”.
“Interrupções no fluxo de sangue para certas partes do corpo provocam uma sensação de formigueiro nas mãos e pernas”, acrescentou. “Os níveis elevados de colesterol no sangue tornam o fluxo sanguíneo espesso e afetam o fluxo normal de sangue nos nervos e causam formigueiro”.
> Utilize um tratamento caseiro para ter lábios mais macios e saudáveis
Pedaços de gordura podem formar-se sob a pele, que por sua vez podem aparecer nas mãos e pés. Estes pedaços de gordura são conhecidos por xantoma e variam de tamanho, apresentando desde, por exemplo, a dimensão de uma uva ou de uma cabeça de alfinete.
Entende-se que muitas vezes estes podem ter uma aparência amarelada ou ou laranjada, e formar um pequeno nódulo sob a pele. Podendo ainda ser sensíveis ao toque.
Adicionalmente, por vezes também surgem nos cotovelos, nádegas ou joelhos. Embora os médicos possam diagnosticar a condição, poderá ser necessário submeter o doente a uma biópsia de pele. Entretanto, um exame de sangue lipídico é suficiente para informar os pacientes se têm níveis elevados de colesterol.
Acredita-se que o tamanho dos xantomas pode diminuir se os níveis de colesterol também diminuírem. Para controlar níveis perigosos de colesterol, os médicos tendem a prescrever estatinas – um tipo de medicação que inibe a produção de colesterol no fígado.