Instagram imita o TikTok e agora mostra o conteúdo em tela cheia

O conteúdo visual em tela cheia foi popularizado pela maneira como o TikTok exibe vídeos

O conteúdo visual em tela cheia foi popularizado pela maneira como o TikTok exibe vídeos, uma tendência à qual o Instagram agora vai aderir. O Instagram anunciou que começará a testar uma nova maneira de exibir conteúdo na tela usando a totalidade dela, de maneira muito semelhante ao TikTok, em um movimento claro para aproveitar a atração desta última rede social com sua aparência característica .

O conteúdo visual em tela cheia foi popularizado pela maneira como o TikTok exibe vídeos, uma tendência à qual o Instagram agora se juntaria. Mas a “experiência” não para por aí já que o Instagram também vai explorar novas formas de exibir a barra de navegação que é exibida na parte inferior da tela do aplicativo.

Assim, onde seriam adicionados novos atalhos para criar publicações e acessar as mensagens. É costume agora que o aplicativo de foto e vídeo de propriedade do Meta imite tudo o que funciona em seu rival TikTok.

Instagram exibindo conteúdo em tela cheia

Já em 2020, o Instagram deslocou o botão de criação, deslocando-o da sua localização central para o canto superior direito do ecrã, em detrimento da navegação em Reels, formato de publicação que se apresentava na altura e que se pretendia promover.

Parece claro que esta decisão ajudou a popularizar o formato Reels, mas em contrapartida também desencorajou a criação de publicações mais simples e imediatas.

Por esses motivos, agora no Instagram eles puderam realocar o botão, também uma resposta à ascensão do tipo de conteúdo mais popular no TikTok, uma rede social que continua crescendo impecavelmente e ultrapassou um bilhão de usuários em 2021.

Na mesma linha, o Instagram em maio começou a testar um modo de reprodução de conteúdo que descartava legendas e comentários, atualizando o formato visual widescreen 16:9.

Para melhorar a experiência do usuário, foram ainda aplicados filtros laterais que permitiam que faixas pretas não aparecessem em fotografias com o formato quadrado clássico do Instagram. Em vez disso, foram mostradas faixas com cores desbotadas, um gradiente que torna mais agradável a visualização do conteúdo que preenche completamente a tela no modo panorâmico.

Outra mudança que o Instagram vai adicionar tem a ver com a exibição de postagens recomendadas que pertencem a criadores de conteúdo que o usuário não segue, outra marca registrada do TikTok. Essa é uma medida que ajuda a descobrir novos conteúdos e também permite que criadores e anunciantes profissionais ampliem o público que podem alcançar.

Todas essas mudanças foram anunciadas por Mark Zuckerberg, CEO da Meta (empresa controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram), que insistiu que “ as fotos continuarão sendo uma parte importante do Instagram ”.