Instagram anuncia a chegada de NFTs em breve no app

A mania NFT atinge Instagram e Facebook. Mark Zuckerberg e Adam Mosseri confirmaram a notícia em diferentes publicações

Instagram anuncia a chegada de NFTs em breve no app. A mania NFT atinge Instagram e Facebook. Mark Zuckerberg e Adam Mosseri confirmaram a notícia em diferentes publicações. A Meta está prestes a entrar na onda dos tokens não fungíveis , mais conhecidos como NFTs.

A empresa, anteriormente conhecida como Facebook, anunciou em março passado no evento South By Southwest realizado em Austin, Texas, que o Instagram já estava procurando maneiras de integrar NFTs em sua plataforma. Uma data exata não foi indicada nesse anúncio, mas agora sabemos que chegará já esta semana.

E é que Mark Zuckerberg anunciou através de um vídeo na sua conta do Facebook que estes “colecionáveis ​​digitais” podem ser exibidos nos perfis da rede social como já acontece no Twitter.

O executivo também confirmou que as NFTs chegarão ao Facebook, embora no momento não tenha indicado uma data sequer aproximada para isso.

Zuckerberg acrescentou que os NFTs de realidade aumentada, que ele apelidou de “NFTs 3D”  , também chegarão ao Instagram.

De acordo com suas palavras, esses NFTs podem ser integrados às histórias do Instagram por meio do Spark AR, a plataforma de software AR com a qual os filtros são gerados na rede social.

Desta forma, criadores e colecionadores poderão colocar este tipo de arte digital “em espaços 3D e projetá-la em espaços físicos”.

Compartilhe NFT sem custo

O gerente de produto do Instagram, Adam Mosseri , também divulgou a notícia, embora neste caso ele tenha feito isso em sua conta no Twitter e tenha nos fornecido informações adicionais sobre o novo recurso.

Mosseri garante que a rede social permitirá que os usuários compartilhem NFTs sem taxas associadas à sua publicação ou troca, embora no caso do Meta seja possível que alguma forma de monetização seja integrada em breve.

Os usuários do Instagram poderão compartilhar suas NFTs por meio de Stories, mensagens privadas ou em seu feed, mas no momento nesta primeira fase de adoção só será possível fazê-lo nos Estados Unidos para alguns criadores e colecionadores.

A Meta não é a primeira empresa a atacar tokens não fungíveis. Outras empresas, como o YouTube, também estão procurando maneiras de capitalizar esse tipo de tecnologia emergente e, desde 2021, o Twitter permite que assinantes de seu serviço pago Twitter Blue usem seus NFTs como imagem de perfil.