Flamenquíns de frango: uma receita fácil e deliciosa para toda a família

Transforme seus flamenquíns em um prato tremendamente suculento e delicioso

Transforme seus flamenquíns em um prato tremendamente suculento e delicioso, com frango e queijo essa receita é um sucesso total para toda a família. A receita de hoje não é 100% tradicional sua porque substituímos a carne de porco pelo frango, mas é verdade que conseguimos assim uma suculência deliciosa com a substituição.

É bom usar o peito ou coxa do frango para essas tarefas porque é bem macia e suculenta, e também gosto de adicionar alguns temperos à carne para que ela tenha um pouco mais de alegria. Poderíamos até marinar a carne na geladeira durante a noite com especiarias. Essa receita vai te deixar com água na boca, experimente.

Ingredientes:

  • Coxas de frango desossadas e sem pele, 2 unidades
  • Presunto, 60 g
  • Queijo, 4 fatias
  • Ovos, 2 unidades
  • Farinha de rosca, 100g
  • Sal,
  • Tomilho, 1 colher de chá
  • Pimenta preta, 1/2 colher de chá
  • Azeite para fritar, abundante

Modo de preparo dos flamenquíns de frango:

Arrume a coxa de frango entre duas folhas de filme plástico e bata até ficar fina. Com a ajuda de um rolo ou de uma superfície pesada e lisa você consegue. Quando estiver mais fino, adicione o sal, a pimenta e o tomilho dos dois lados.

Quando temos um filé bastante uniforme, se usar coxa é mais complicado do que com peito para poder sempre cortar as partes mais grossas com uma faca, colocamos o presunto de York por toda a carne, uma camada que cobre completamente e que vai para enrole bem o queijo.

Agora colocamos também as fatias de queijo, tendo em conta que não podem ser até à boca, têm de ser o coração dos nossos flamenquíns. Poderíamos colocar o que quiséssemos dentro, por exemplo uma mistura de nozes, um pouco de pesto ou marmelo são algumas ideias que vêm à mente.

Enrole o filé de coxa de frango fazendo um rolo e pressionando para torná-lo compacto. Nós nos ajudamos com alguns pauzinhos para isso e também com o próprio filme. Os palitos serão a forma de amarrar a carne e deixá-la bem enrolada.

Bata os dois ovos vigorosamente com a ajuda de um garfo ou batedor. Passamos pelo ovo batido e os flamenquíns pelo pão. Repetimos o processo para que haja uma dupla camada de massa e assim garantimos que o queijo fique bem por dentro e não se desfaça.

Quando já tivermos os flamenquíns empanados, teremos que fritá-los em óleo quente, mas não muito para que não fique muito cru por dentro. Cerca de três minutos para cada lado controlado que não queima. Teremos que virá-los de vez em quando e quando percebermos que já estão dourando e a camada externa está crocante, podemos retirar os palitos aos poucos, tomando cuidado para não nos queimarmos.

Retire cada flamenquín para papel absorvente e se percebermos que douraram muito rápido, leve-os ao forno pré-aquecido a 180ºC por 5 minutos para que a carne de frango cozinhe completamente. Melhor servido fatiado porque fica muito mais colorido e acompanhado de batata frita, salada ou maionese. Ou o que você quiser!