Fique esperto! Esses 5 motivos podem colocar seu Bolsa Família em risco

O Bolsa Família é o programa social mais conhecido e utilizado pelo governo federal.

Fique esperto! Esses 5 motivos podem colocar seu Bolsa Família em risco | 

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações do Governo Federal que visa identificar famílias de baixa renda para inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. Ele é um dos principais meios que o governo utiliza para conceder benefícios como o Bolsa Família e outros programas sociais.

Manter o cadastro atualizado é fundamental para garantir a continuidade dos benefícios que são oferecidos pelo governo. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem a importância de manter as informações atualizadas e podem acabar perdendo o acesso aos programas sociais.

Bolsa Família e a importância do CadÚnico atualizado

O Bolsa Família é o programa social mais conhecido e utilizado pelo governo federal. Ele oferece um benefício mínimo de R$ 600 para as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que estão inscritas no CadÚnico.

Apesar de ser destinado a ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social, o governo iniciou um processo de pente-fino no início do ano com o objetivo de excluir famílias do programa Bolsa Família. O pente-fino visa identificar famílias com cadastros desatualizados ou irregulares no programa.

De acordo com o governo, somente no último mês, 1,4 milhão de pessoas foram excluídas do programa Bolsa Família por não atenderem aos critérios exigidos. Por isso, é fundamental manter o cadastro atualizado para garantir a continuidade dos benefícios.

5 Motivos que levam à exclusão do CadÚnico

Além do pente-fino, existem outras situações que podem levar à exclusão do CadÚnico. Entre elas estão:

  1. Falecimento de integrante da família;
  2. Não localização dos membros do grupo familiar em período igual ou superior a 48 meses.
  3. Via decisão judicial;
  4. Problemas com as informações apresentadas, seja por omissão de informação ou falsificação das informações apresentadas;
  5. Falta de atualização de dados (como de endereço, por exemplo).

Por isso, é importante manter as informações do Cadastro Único atualizadas e sempre que houver alterações, como mudança de endereço, por exemplo informar ao sistema do governo, para evitar a exclusão do programa Bolsa Família e outros benefícios sociais oferecidos no país. A inclusão social é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e o Cadastro Único é uma ferramenta importante para alcançá-lo.

Veja também: Bolsa Família: Beneficiários terão direito ao ABONO EXTRA de fim de ano? Saiba tudo