Faça esses deliciosos croquetes de bacalhau receita da vovó

Estes croquetes são feitos pela minha avó e sempre que ela os trazia para a mesa, não sobrava nenhum.

Estes croquetes são feitos pela minha avó e sempre que ela os trazia para a mesa, não sobrava nenhum. São deliciosos, com um sabor marcante de bacalhau que é impossível resistir. Hoje quero mostrar como faço os croquetes de bacalhau caseiros que todos aqui em casa adoram.

Receita de Croquetes de Bacalhau

Faça esses deliciosos croquetes de bacalhau receita da vovó
Faça esses deliciosos croquetes de bacalhau receita da vovó. Foto: Freepik

Ingredientes:

  • 300g de bacalhau dessalgado
  • ½ litro de leite
  • 250ml de caldo de cozimento do bacalhau
  • 1 cebola
  • 65g de farinha de trigo
  • 2 dentes de alho
  • 50g de manteiga
  • 2 ovos
  • Pão ralado
  • Salsa fresca picada
  • Pimenta-do-reino
  • Azeite de oliva
  • Sal

Modo de preparo:

  1. Primeiro, retire a pele, as espinhas e as raspas do bacalhau e reserve-as para fazer o caldo. Desfie o bacalhau, coloque-o em uma panela e adicione água suficiente para cobri-lo. Aqueça a panela em fogo médio até começar a ferver.
  2. Retire o bacalhau cozido do fogo e coloque-o em um escorredor para que escorra bem, reservando o caldo de cozimento em outro recipiente. Coloque o caldo reservado em uma panela juntamente com as peles e as espinhas do bacalhau.
  3. Cozinhe por 3 minutos para adicionar ainda mais sabor ao caldo. Em seguida, coe o caldo e reserve para uso posterior. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio e adicione a manteiga e duas colheres de sopa de azeite.
  4. Assim que a manteiga derreter, adicione os dentes de alho picados, a cebola também picada e uma pitada de sal. Refogue por 8 minutos ou até a cebola ficar macia.
  5. Adicione a farinha, mexa e cozinhe por 2-3 minutos para que o sabor da farinha crua desapareça. Despeje metade do leite e mexa bem até dissolver completamente a farinha, sem deixar grumos. Adicione o restante do leite e continue mexendo até engrossar.
  6. Acrescente o caldo de bacalhau, o bacalhau desfiado, a salsa picada e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e continue mexendo. Quando a massa começar a ferver, cozinhe por mais 10 minutos, mexendo sempre.
  7. Retire a massa do fogo e despeje-a em um recipiente grande, espalhando-a para que fique uniforme. Cubra o recipiente com filme plástico, fazendo contato com a massa para evitar a formação de uma crosta. Leve à geladeira por pelo menos 5 horas para que a massa fique firme e compacta.
  8. Quando a massa estiver bem firme, retire da geladeira e comece a moldar os croquetes. Pegue porções da massa e molde-os em formato de croquete, desta vez optei por fazê-los completamente redondos. Em seguida, passe-os na farinha de rosca, depois no ovo batido e novamente na farinha de rosca.
  9. Após moldar todos os croquetes, aqueça bastante azeite em uma frigideira. Quando o óleo estiver bem quente, adicione os croquetes e frite-os em todos os lados até dourarem. Retire-os e coloque-os em um prato forrado com papel-toalha para absorver o excesso de óleo.
  10. Frite os croquetes em várias etapas e, quando todos estiverem prontos, sirva-os quentes. Se desejar, acompanhe com uma boa salada. Se forem servidos como entrada, ofereça um molho de sua escolha. Aproveite!