Dermatite seborréica: conheça remédios naturais e caseiros para tratar. Os remédios naturais para a dermatite seborréica podem ser combinados, na grande maioria dos casos, com outros tratamentos destinados a combater essa condição. E, atualmente, existem muitos produtos de higiene para a pele e os cabelos que podem aliviar os sintomas da dermatite seborreica.
>Ingredientes essenciais que promovem a reconstrução do seu cabelo
Como explicam os especialistas em saúde da Mayo Clinic, a dermatite seborreica pode ser definida como uma “doença de pele comum que afeta principalmente o couro cabeludo”. Também pode ser referida como eczema seborréico, caspa ou psoríase seborreica.
Conhecer e aplicar remédios naturais para a dermatite seborreica pode ser de grande ajuda no alívio de seus sintomas. Dentre eles, encontramos desde coceira até manchas escamosas, passando por vermelhidão da pele e excesso de oleosidade não só no couro cabeludo, mas também no rosto e no corpo.
Embora não seja contagioso, pode ser bastante incômodo, o que motiva muita gente a combinar o uso de xampus voltados para o tratamento da doença com remédios naturais para dermatite seborreica como os que propomos nesta ocasião.
>Água de batata para combater a queda de cabelo: remédio natural
A planta do aloe vera ou aloe vera pode se orgulhar de ser uma das grandes protagonistas do universo das belezas naturais e dos remédios caseiros. Neste caso, ajudará a aliviar os sintomas da dermatite seborreica, graças à sua riqueza em propriedades anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação, a coceira e o desconforto.
Limpe as folhas de babosa com água. Seque-as com um guardanapo de papel e faça um corte na lateral de cada folha com o auxílio de uma faca. Use a abertura para extrair o gel transparente que está escondido dentro das folhas desta planta.
Espalhe o gel no couro cabeludo (seco) com uma leve massagem com a ponta dos dedos. Deixe o produto agir por 30 minutos. Após meia hora, retire com água morna e lave os cabelos com seu shampoo preferido.
O gel de Aloe Vera não só o ajudará a acabar com a dermatite seborreica, mas também a fortalecer o cabelo, dar brilho e regular o pH natural graças às suas altas doses de vitaminas e minerais.
>Clarear o cabelo em casa usando canela: diga adeus aos produtos químicos
O azeite de oliva contém vitamina E, antioxidantes, ácido oleico e outras substâncias capazes de nutrir o couro cabeludo e combater o ressecamento, muitas vezes responsável pelo aparecimento de caspa.
Uma das suas grandes vantagens é que costuma estar presente em qualquer despensa devido à sua versatilidade no mundo da cozinha. Além disso, está à venda em supermercados.
Deixe secar o couro cabeludo com azeite de oliva extra virgem. Quando estiver completamente coberto, massageie suavemente com a ponta dos dedos para melhorar a absorção do óleo. Em seguida, cubra sua cabeça com uma touca de banho e deixe o óleo agir por 60 minutos.
Por fim, escove os cabelos com um pente e retire os vestígios de óleo com bastante água morna e com um shampoo indicado para cuidar do seu tipo de cabelo.
>Cabelo saudável: algumas dicas para você criar seu cronograma capilar
Lembre-se de que, se os sintomas da dermatite seborréica durarem muito tempo, você deve ir ao consultório de um dermatologista para examinar sua condição e descobrir qual tratamento deve seguir.