Conheça algumas técnicas de relaxamento para momentos de crise. Às vezes, o medo e a ansiedade tomam conta das pessoas, especialmente em situações de tensão ou de alto estresse. Consequentemente, surge a necessidade de colocar em prática uma série de técnicas de relaxamento para momentos de crise.
Embora seja verdade que cada pessoa tem maneiras diferentes de reagir a situações difíceis, em geral isso tende a aumentar o estresse, a incerteza e outras emoções que afetam a saúde mental. Por isso, é imprescindível intervir em tempo hábil e apoiar-se com atividades de relaxamento. Aqui estão algumas opções.
>Esfoliantes caseiros para cuidar e hidratar os pés de forma natural
Relaxamento muscular progressivo
Uma das técnicas de relaxamento mais completas para momentos de crise que podemos encontrar é o relaxamento muscular progressivo. De acordo com um artigo da Michigan Medicine Health Library , esse método ajuda a reduzir os estados de estresse e ansiedade. Até favorece o alívio de sintomas físicos como a tensão muscular.
Entre outros benefícios, também ajuda a relaxar o corpo e a mente em caso de dificuldades para dormir. Desta forma, contribui para um descanso ótimo e restaurador. O método pode ser aplicado com a ajuda de sons suaves ou em completo silêncio. Vamos ver como fazer.
Em primeiro lugar, é conveniente escolher um local tranquilo em casa, no qual possamos deitar-nos de costas e esticar-nos confortavelmente. A primeira fase é contrair e relaxar os músculos da cabeça aos pés. Começamos com o rosto, pescoço e ombros. Nós os tensionamos, mas sem nos causar dor.
Ficamos assim por 4 a 10 segundos e, então, prendendo a respiração profunda e lenta, relaxamos por 10 a 20 segundos. Em seguida, passamos para o próximo grupo de músculos, braços e mãos, e repetimos o exercício. A ideia é seguir a mesma dinâmica nas pernas, costas, tórax, abdômen e cintura.
> Pressão alta: amenize esse problema com este poderoso suco natural
É importante tentar notar a diferença em como os músculos se sentem tensos e como eles se sentem à medida que o exercício progride. Quando terminamos todos os grupos musculares, fazemos uma contagem regressiva de 5 a 1 para voltar ao momento presente.
Yoga e pilates
O Yoga e o Pilates têm algo em comum: ambas as disciplinas combinam exercícios físicos e respiratórios, que contribuem para atingir um estado de relaxamento. Uma pesquisa publicada no Journal of Exercise Rehabilitation apóia os benefícios físicos e mentais dessas técnicas.
Eles têm um efeito positivo em tempos de crise; são uma forma de atividade física e, portanto, reduzem os efeitos do sedentarismo. O Yoga tem muitos estilos e níveis de intensidade. Idealmente, comece com poses fáceis enquanto cria resistência.
Além disso, é aconselhável buscar orientação sobre como fazer as posturas corretamente, uma vez que um mau movimento pode ser contraproducente. O Pilates, por sua vez, envolve um treinamento físico e mental no qual os movimentos são combinados com exercícios respiratórios e de consciência.
> Chá de canela queima a gordura e seca a barriga: estudos confirmam
Visualização positiva para momentos de crise
Em tempos de crise, muitas vezes é difícil manter o pensamento otimista. No entanto, existem técnicas como a visualização positiva que ajudam a neutralizar esses pensamentos opressores e negativos. Esta forma de relaxamento é uma variação da meditação tradicional.
Um ensaio publicado no Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine determinou que sua prática pode ajudar a melhorar o humor, os estados de fadiga e a qualidade de vida em pacientes com esclerose múltipla. Portanto, acredita-se que tenha efeitos semelhantes em outras situações difíceis.
Consiste em recriar visualmente situações que gostaríamos de vivenciar, ou relembrar momentos felizes do passado, focando no cheiro, no tato e nos sons do que imaginamos. Como outras formas de meditação, deve ser feita em um lugar calmo e tranquilo, longe de distrações.