Como TRATAR o óleo de cozinha usado? Aqui estão algumas ideias

Como tratar o óleo de cozinha usado? Aqui estão algumas ideias que podem ser aplicadas para reutilizar este ingrediente.

O óleo é uma substância que usamos quase diariamente na cozinha, mas muitos de nós desconhecem as consequências de jogá-lo diretamente no esgoto. Se sua resposta for afirmativa, infelizmente você está cometendo um erro grave, pois não só é prejudicial para o seu ralo, mas principalmente para o meio ambiente e a vida no planeta.

Ao jogar o óleo usado no ralo, ele se acumula gradualmente na tubulação, o que acaba entupindo todo o sistema, e o conserto pode ser bastante caro. Além disso, o óleo que não fica preso pode vazar para outras fontes de água, contaminando-as brutalmente. Apenas um litro de óleo contamina mais de mil litros de água, podendo matar milhares de seres vivos se chegar a rios ou mares.

Isso ocorre porque os raios solares não conseguem ultrapassar a barreira do óleo, e as plantas aquáticas não conseguem realizar a fotossíntese, o que impede a oxigenação da água. Para evitar isso, alguns pensam que enterrar o óleo na terra não causa problemas, mas isso é um erro, pois o óleo mata os nutrientes do solo e o deixa infértil. Então, como você deve tratar o óleo de cozinha usado? Aqui estão algumas ideias.

Como tratar o óleo de cozinha usado? Aqui estão algumas ideias
Como tratar o óleo de cozinha usado? Aqui estão algumas ideias Foto: Pixabay

Como tratar o óleo de cozinha usado? Aqui estão algumas ideias

1- Reutilize na cozinha

Sim, o óleo pode ser reaproveitado, desde que não tenha atingido seu ponto de fumaça, ou seja, não tenha superaquecido e começado a se decompor. Nesse caso, coe-o para remover os resíduos sólidos, armazene-o em um recipiente esterilizado e descarte-o adequadamente quando não for mais utilizado.

2- Faça velas com o óleo de cozinha

Adicione algumas gotas de óleo essencial aromático, como lavanda ou menta, ao óleo limpo (coado, sem impurezas) e misture bem. Coloque a mistura em um frasco de vidro com dois terços de água e, em seguida, coloque um pavio flutuante que não toque na água. Pronto, você terá velas perfumadas.

3- Faça sabão

Com o óleo usado, você pode fazer sabão para roupas ou para as mãos. Basta adicionar uma quantidade de soda cáustica e água de acordo com a receita e até mesmo adicionar um pouco de essência para ter um sabonete natural. Veja aqui a receita na íntegra.

4-Recicle o óleo de cozinha para biocombustível

Embora não seja possível fazer isso em casa, você pode armazenar o óleo usado e entrar em contato com uma empresa de biocombustíveis que pode transformá-lo em combustível para transporte ou para produzir bioplástico. Existem empresas especializadas nesse tipo de reciclagem. Busque  na internet a que esteja mis próximo de sua casa.

5- Solidifique o óleo de cozinha

Uma forma de descartar o óleo no lixo sem contaminá-lo é comprando um produto formulado que se encontra em supermercados e que adicionado ao óleo usado forma uma massa seca e sólida que pode ser jogada fora sem problemas.

6- Descarte-o corretamente

Você não precisa gastar para jogar fora, basta seguir estes passos.

1) Deixe esfriar;

 2) Sirva em uma garrafa com tampa, e faça de plástico ou vidro, melhor ainda se for reciclada;

 3) Cubra e jogue no lixo inorgânico; 4)

Se o óleo usado for pouco, basta passar um guardanapo de papel sobre a panela ou caçarola, limpar bem e jogar o guardanapo no lixo orgânico.