BENEFÍCIÁRIOS DO INSS sofrem com novo golpe após receber comprovante falso

Toda hora surge um golpe diferente. Portanto, fique atento.

Beneficiários do INSS sofrem com novo golpe após receber comprovante falso. Veja como tudo acontece e fique esperto!

Não são raros os variados tipos golpes contra os aposentados, pensionistas e outros segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A gente faz um alerta muito importante, principalmente para os idosos: os golpes no Brasil estão se direcionando cada vez mais para esta população, pois as quadrilhas de estelionatários se aproveitam da condição mais fragilizada destas pessoas para conseguir dinheiro fácil.

Não existe estatística nacional sobre estes golpes, mas todos os dias são registrados diversos casos. Assim, toda hora surge um golpe diferente, e agora, a nova modalidade está acontecendo na saída dos caixas eletrônicos. Portanto, fique atento.

BENEFÍCIÁRIOS DO INSS sofrem com novo golpe de pessoas simpáticas e alegantes
Beneficiários do INSS sofrem com novo golpe após receber comprovante falso | Imagem Ilustrativa

Eles são elegantes

Antes de contar como o golpe acontece, explicamos que os golpistas são pessoas alegantes, simpáticas, educadas e sofisticadas, sempre estão bem vestidas para não levantar qualquer suspeita.

O golpe contra beneficiários do INSS?

Normalmente esse golpe acontece em um caixa eletrônico. O golpista chega cedo ao local, observam as pessoas, escolhem as vítimas e atacam de uma forma bem sutil.

O golpe acontece logo após a vítima realizar uma transação em um caixa eletrônico. Não tem lugar, nem hora. Ao deixar o caixa, o segurado é abordado por um homem muito educado que logo informa que a pessoa deixou cair um comprovante que seria da operação.

No papel há uma mensagem informando que é necessário atualizar os dados bancários para evitar o cancelamento do cartão e que caso não faça a atualização, será cobrado uma multa de R$ 150 reais.

É exatamente neste momento, que os criminosos desfaçados de pessoas boas, se aproveita do segurado para oferecer ajuda e realizar a operação solicitada no comprovante. Portanto, o segurado aceita a ajuda e retorna ao caixa eletrônico para tentar sanar o problema. Até aí tá tudo certo.

A distração do segurado

Durante a ação solidária, os criminosos distraem o beneficiário, observam a senha e trocam o cartão da vítima por outro que não funciona. O segurado vai pra casa feliz achando que tá tudo certo, mas é pura enganação.

Já com o cartão e a senha da vítima em mãos, os golpistas passam valores altos em suas próprias máquinas de cartão, deixando um grande prejuízo para os beneficiários do INSS. Veja o comprovante falso apresentado pelos golpistas logo abaixo:

BENEFÍCIÁRIOS DO INSS sofrem com novo golpe de pessoas simpáticas e alegantes
Veja o comprovante falso apresentado pelos golpistas aos aposentados do INSS:

Caso verídico contra aposentados do INSS

Em 2020, várias pessoas foram vítimas desse golpe em bancos do Rio de Janeiro. Na ocasião, três homens aplicavam golpes em diversas pessoas em três bancos. A ação foi flagrada pela central de monitoramento das agências que acionou os policiais.

Ao chegar no local, os policiais conseguiram capturar os criminosos. No momento do flagrante, foram apreendidos 3 homens e vários cartões de crédito e débito, máquinas de cartão e comprovantes de operação com cartões de segurados do INSS.

Como se proteger?

  • Primeiramente, evite sacar dinheiro em caixa eletrônico nos finais de semana
  • Não recorra a intermediários para fazer saque ou qualquer transação nos caixas eletrônicos.
  • Não deposite qualquer quantia para ter direito a algum benefício ofertado.
  • Portanto, não forneça seus dados pessoais a terceiros, já que essas informações podem ser utilizadas para fins ilícitos.

Muita gente não sabe, mas existe uma lei que prevê punição maior para quem aplica golpe em pessoas com mais de 60 anos. Estelionato é o crime de “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. Pelo Código Penal, a pena de reclusão varia de um a cinco anos, prazo que agora pode ser duplicado caso o estelionato seja cometido contra idoso. Portanto, se você já foi vítima denuncie!