Alimentos e remédios naturais para fortalecer o sistema imunológico

Alimentos e remédios naturais para fortalecer o sistema imunológico
Alimentos e remédios naturais para fortalecer o sistema imunológico – Foto: FreeJPG

Alimentos e remédios naturais para fortalecer o sistema imunológico. 

O sistema imunológico é, como o próprio nome indica, o sistema de defesa que protege o corpo contra doenças. É constituído por um conjunto de células, tecidos e órgãos que funcionam em equipa e tem como principal tarefa a defesa do organismo de agentes externos e infecções.

Portanto, quando as defesas são reduzidas, não podemos lidar com esses agentes. Portanto, em certas situações, você pode precisar de remédios para fortalecer o sistema imunológico. É importante manter bons hábitos de vida para ter um sistema imunológico forte com o qual possamos lidar com os patógenos.

>Tratamento caseiro e natural para a pele com óleo da árvore do chá

Alimentos para fortalecer o sistema imunológico

De acordo com a sabedoria popular e a ciência, bons hábitos de vida contribuem para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Por este motivo, há quem considere que o consumo moderado dos seguintes alimentos de forma regular pode contribuir para o seu fortalecimento.

Alho

Como se considera que o alho, devido ao seu teor de alicina, pode ser capaz de prevenir e tratar várias infecções, há quem considere que, ao consumi-lo diariamente, poderá ter um sistema imunitário óptimo.

O alho é um ingrediente de destaque na dieta mediterrânea, uma das propostas mais saudáveis ​​e recomendadas que existem. Especialistas indicam que dentro desse tipo de dieta o alho é favorável, porém ainda não conseguiram verificar a relação que se estabelece entre seu consumo e o sistema imunológico.

Alimentos probióticos

Alimentos probióticos são suplementos que contêm microrganismos vivos, principalmente bactérias, mas que não são tóxicos ou patogênicos, mas fazem parte da microbiota usual.

Para modificar a resposta imune, a aderência dos probióticos ao epitélio intestinal é muito importante. Se a adesão for boa, conseguem evitar que bactérias patogênicas o façam.

No entanto, seu efeito não é permanente, por isso devem ser tomados regularmente. Alguns alimentos são ricos em probióticos, como:

Kefir.
Missô.
Iogurte.
Chucrute.
Kombucha.
Chocolate negro.

>Aprenda estas infusões naturais para reduzir naturalmente a pressão alta

Remédios para fortalecer o sistema imunológico

Os profissionais de saúde aconselham cautela ao usar remédios naturais, mesmo quando se trata de fortalecer o sistema imunológico. A sabedoria popular indica que as seguintes plantas são especialmente favoráveis ​​para esse fim e recomenda integrá-las na forma de infusão na dieta, após consulta ao médico.

Unha de gato

A Uncaria tomentosa é uma planta amplamente utilizada pelas tribos do Peru para diversos fins medicinais. Portanto, não é surpreendente que várias propriedades sejam atribuídas a ele por esta região do mundo. Uma das propriedades atribuídas a ele é que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ou mais especificamente: ajuda a aumentar as defesas.

Por ser uma planta amarga, pode não ser bem tolerada por algumas pessoas. Seu uso durante a gravidez e lactação não é recomendado porque pode alterar o sabor e a produção do leite e causar algumas reações adversas.

Plantas com efeitos sedativos

O estresse que isso gera nos coloca em alerta. E quando estamos em alerta, desviamos energia para os músculos e o cérebro, mobilizando o corpo para a ação. Isso nos faz esgotar o sistema imunológico e, portanto, nos torna vulneráveis ​​a patógenos.

Para fortalecer o sistema imunológico, devemos controlar os níveis de estresse e ansiedade. Para isso, há quem aproveite certos remédios naturais, como infusões de plantas sedativas: valeriana, tília, camomila, passiflora e espinheiro.

Nota: embora no mundo da medicina alternativa vários remédios naturais sejam recomendados para fortalecer o sistema imunológico, isso não significa que eles sejam 100% eficazes ou recomendados para todos os casos. Daí a importância de sempre consultar o seu médico antes de consumi-los.