ALERTA! Por que você não deve deixar sua escova de dentes no banheiro?

Sabendo desse segredo você sempre tirará a escova de dentes do banheiro após cada uso

Alerta! Por que você não deve deixar sua escova de dentes no banheiro? Saiba todos os detalhes!

O banheiro tornou-se o nosso local ideal para guardar todo o tipo de objetos e produtos relacionados com o cuidado do cabelo, da pele e até dos dentes. Não é de estranhar que tanto cremes, desmaquilhantes, pasta dentífrica e escova de dentes, acompanhados dos clássicos fios dental para limpeza profunda, encontram-se sempre neste local da casa.

Apesar de nos ensinarem há anos a colocar esses objetos no banheiro, a verdade é que pode representar um risco para a saúde, principalmente se o quarto for pequeno ou se todo o kit de beleza e bem-estar estiver perto da banheiro.

Ninguém fala sobre isso, mas deixar a escova de dentes no banheiro é um dos maiores erros que você pode cometer e que pode causar problemas de saúde, algo que tanto os profissionais de saúde quanto os cientistas têm alertado. Bem, embora pareça fácil tê-la à mão para limpar os dentes e ter uma excelente saúde bucal, há um motivo impressionante para você querer levar as escovas de toda a família para locais mais arejados.

Por que as escovas de dente não devem ser deixadas no banheiro?

Existem pelo menos dois cenários para os quais os especialistas pedem para considerar outros espaços para deixar a escova de dentes. Porque embora seja de uso diário e exclusivo para este espaço da casa, geralmente não é o melhor local para colocá-la. Isso se deve tanto à humidade que se acumula nesta divisão e às bactérias que se vão acumulando ao longo do dia graças aos dejetos naturais do corpo, principalmente os dejetos fecais.

Risco 1

Diante disso, o erro mais comum (e o mais anti-higiênico) é a sua escova de dentes e a de toda a sua família repousar em um copo próximo à pia ou sobre ela. Lamentamos informar que isso pode ter consequências graves, pois eles estão expostos a diversos fatores e estando em contato direto com a água toda vez que alguém lava as mãos, cria-se o cenário perfeito para que a umidade faça seu trabalho e até cause a formação de mofo e outros fungos relacionados à umidade e que podem colocar sua vida em risco.

Também relacionado à umidade, é importante explicar que quando você está perto da torneira, corre o risco de respingar e nunca secar completamente sua escova. Portanto, o ideal é encontrar um espaço perto da porta ou canto mais ventilado.

Risco 2

Por último, mas não menos importante, estudos demonstraram que deixar a escova de dentes no banheiro não é a melhor alternativa. Isso porque é o cômodo que usamos para eliminar os resíduos do corpo. Entre as investigações realizadas, é óbvio que restos fecais são sempre encontrados nesta parte da casa. Lembre-se que se você não abaixar a tampa do vaso antes de jogar a água fora, os restos chegam a todos os cantos do local e esse objeto de limpeza dental não fica fica protegido.

Em ambos os cenários, um estudo da Faculdade de Odontologia da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, mostrou que até 60% das escovas de dentes deixadas neste local são afetadas por bactérias e restos fecais. Como previmos, podem colocar a saúde em risco a ponto de desencadear uma longa lista de doenças, entre as quais se destacam:

  • Serratia
  • Escherichia coli
  • giárdia
  • salmonelose
  • Doenças gastrointestinais