ALERTA: estudo mostra profissões que vão deixar de existir em 4 anos; saiba quais são

O mundo está em constante evolução, o que impacta diretamente diversas profissões.

ALERTA: estudo mostra profissões que vão deixar de existir em 4 anos; saiba quais são

Você já parou para pensar na sua ligação com a sua profissão? Você realmente ama o que faz? Mas você já se perguntou se sua profissão tem futuro ou se ela pode desaparecer muito em breve? Independente da sua resposta para essas perguntas, o fato é que o mercado está se adaptando, e algumas profissões de fato vão deixar de existir mais rápido do que muitos imaginam.

O mundo está em constante evolução, o que impacta diretamente diversas profissões. Assim como o mercado demanda novos profissionais em novas áreas, antigas profissões deixarão de existir devido aos avanços tecnológicos.

Um relatório do Fórum Econômico Mundial, The Future of Jobs Report 2023, analisou o futuro do trabalho em várias profissões e identificou quais delas provavelmente desaparecerão em um período de quatro anos.

10 profissões que vão desaparecer em 4 anos

Confira as 10 profissões listadas pelo The Future of Jobs Report, que identificou quais profissões têm chances de desaparecer em pouquíssimo tempo:

  • Assistentes de registro de produtos e estoque
  • Escriturários estatísticos, financeiros e de seguros
  • Caixas de banco e funcionários relacionados
  • Caixas e cobradores
  • Escriturários de contabilidade
  • Escriturários de entrada de dados
  • Funcionários dos correios
  • Legisladores e oficiais de justiça
  • Secretários administrativos e secretários executivos
  • Vendedores de porta em porta, vendedores ambulantes e trabalhadores relacionados

Por que essas funções desaparecerão?

Segundo o The Future of Jobs Report 2023, a extinção de diversas profissões está ligada à situação do mercado de trabalho, onde os serviços estão cada vez mais automatizados com as novas tecnologias.

Podemos tomar como exemplo atividades que envolvem funções repetitivas, como caixas de supermercados, que provavelmente serão substituídas por sistemas automatizados com inteligência artificial muito em breve.

Isso porque uma máquina, que exigirá um investimento inicial, mas não exigirá pagamento de salário e reduzirá significativamente os erros, se tornará muito mais vantajosa do que ter uma pessoa realizando essa função.

As funções funções administrativas ou de secretariado, incluindo caixas de banco e funcionários de entrada de dados, também deverão sofrer o declínio mais rápido, sendo impulsionadas pela tecnologia e pela digitalização.

Outras atividades que dependem de habilidades técnicas específicas, como profissionais de contabilidade, também podem ser facilmente automatizadas com a tecnologia e podem desaparecer nos próximos anos. É essencial se adaptar a essas mudanças e buscar novas oportunidades para se manter relevante em um mercado de trabalho em rápida mudança.

Veja também: Ministério do Trabalho reconhece 22 profissões; veja lista