Receita abre consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2023; confira | A Receita Federal anunciou a abertura da consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023, marcando o início do processo de devolução de valores aos contribuintes. Desde às 10h desta quarta-feira (24), os interessados podem verificar se estão inclusive neste lote e terão direito a receber a restituição.
O primeiro lote contemplará um total de 4,1 milhões de contribuintes, sendo que serão priorizados grupos específicos, tais como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida ou receber a restituição por meio do Pix. Essa medida visa fornecer um atendimento mais ágil e eficiente a esses grupos considerados prioritários.
R$ 7,5 bilhões serão pagos a quem tem direito à restituição
Os valores referentes às restituições serão disponibilizados pela Receita Federal no dia 31 de maio, representando um importante alívio financeiro para muitos brasileiros. Neste primeiro lote, considerado pela Receita como o maior da história, cerca de R$ 7,5 bilhões serão distribuídos aos contribuintes elegíveis.
A consulta à disponibilidade da restituição pode ser realizada através do acesso à página da Receita Federal na internet. Ao clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”, os contribuintes poderão verificar se seus nomes estão listados e se terão direito ao recebimento dos valores nesse primeiro lote.
Fim do prazo da declaração do Imposto de Renda
É importante ressaltar que a entrega da declaração do imposto teve início em 15 de março e terá seu prazo final em 31 de maio, às 23h59. Portanto, ainda há tempo para aqueles que não cumpriram sua declaração cumprir com essa obrigação tributária dentro do prazo estipulado. É fundamental que todos os contribuintes estejam atentos aos prazos e cumpram com suas obrigações fiscais, evitando problemas futuros com a Receita Federal.
Com a abertura da consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2023, muitos brasileiros aguardam ansiosamente para verificar se terão direito a receber esse importante recurso financeiro. A Receita Federal reforça seu compromisso em realizar os pagamentos de forma ágil e eficiente, proporcionando um alívio financeiro aos contribuintes.
Veja também: Imposto de Renda: saiba o que fazer em caso de erro na declaração pré-preenchida