Por que você NÃO deve lavar o cabelo com vinagre de maçã?

Vinagre de maçã é um dos produtos mais populares

O vinagre de maçã saiu da cozinha e assim como o mel, abacate e o amido de milho, ganhou o cenário do banheiro se tornando um dos assuntos mais falados nas receitas para cuidar dos cabelos nestes últimos tempos. No entanto, a ciência questiona os benefícios de lavar o cabelo com vinagre de maçã.

Embora muitas vezes seja aplicado com o objetivo de cuidar e limpar o cabelo, a verdade é que existem muito poucas evidências a esse respeito. O que sabemos é que, em certas quantidades e em momentos específicos, pode ser benéfico. Mas vamos ver por que você NÃO deve lavar o cabelo com vinagre de maçã?

O que a ciência diz sobre os benefícios do vinagre de maçã

1. NÃO se sabe se realmente ajuda a “equilibrar” o pH do cabelo

Ao contrário da crença popular, os cientistas não têm certeza se a acidez do vinagre de maçã ajuda a restaurar o pH natural do cabelo. Também não há evidências concretas de que ajude a equilibrar seus óleos naturais. Apesar disso, o ingrediente é promovido por alguns meios de comunicação como eficaz para ambas as ações.

Entre muitos compostos, o vinagre de maçã contém ácido acético. Embora seja verdade que este e outros de sua família tenham sido usados ​​para cuidar da pele, os pesquisadores alertam sobre seus efeitos colaterais. Entre eles, coceira, ardência e inchaço . Portanto, se você tem cabelos secos ou danificados, o ideal é evitar seu uso ou aproveitá-lo apenas ocasionalmente.

2. Ajuda a combater a caspa, mas é preciso ter cuidado

Um artigo publicado no Scientific Reports em 2018 endossou as propriedades antimicrobianas do vinagre de maçã contra patógenos como Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Candida albicans.

Por tudo isso, lavar o cabelo com vinagre de maçã pode ajudar a combater a caspa no couro cabeludo. No entanto, é preciso ter cuidado ao usá-lo, pois ele não age da mesma forma em todos os casos. Em algumas pessoas, seu uso pode promover coceira e ressecamento do couro cabeludo, irritá-lo e, consequentemente, complicar a situação.

3. Não Funciona como condicionador natural

O vinagre de maçã não ajuda a desembaraçar o cabelo, tornando-o mais macio e maleável. Também não é adequado para substituir condicionador ou creme de banho. De qualquer forma, pode ser usado ocasionalmente para melhorar o efeito dos produtos mencionados.

4. NÃO estimula o crescimento do cabelo

Apesar do que costuma ser dito na arena popular, lavar o cabelo com vinagre de maçã não fará com que ele cresça mais rápido. O vinagre ainda não provou ser um “alimento para o cabelo”. Os cientistas o usaram em companhia de agentes como o minoxidil para tratar a alopecia, mas isoladamente não tem essa capacidade.

Lavar o cabelo com vinagre de maçã? Não, obrigado

Não importa se é um vinagre orgânico ou o mais barato do supermercado. Também não está comprovado que o vinagre pode trazer benefícios ao seu cabelo se você usá-lo diariamente. Portanto, evite usá-lo em sua rotina de beleza e, principalmente, em combinação com ingredientes como suco de limão, aspirina e outros. Estes podem formar misturas muito agressivas, capazes de ressecar e maltratar o cabelo.

Nem mesmo quando você tem cabelos oleosos você deve usar vinagre de maçã para “ tirar o excesso de oleosidade”. Em vez disso, você apenas irritará o couro cabeludo, fará sua cabeça doer e fará com que seu cabelo pareça opaco e sem vida. É preferível que você troque o shampoo e, se necessário, vá ao dermatologista para uma avaliação.

Também não é recomendado o uso de vinagre de maçã dissolvido em água ou qualquer outro líquido, como xampu, tônico ou outro produto capilar. Se for usar vinagre, faça-o sempre após consultar seu dermatologista. Tal como acontece com outros remédios semelhantes, seu uso geralmente se traduz em mais riscos do que benefícios.


Matéria do portal Mejorconsalud/Espanha com edição do Informe Brasil