Apesar de parecer incrível, existem muitos medicamentos que não devem ser tomados com leite, por diversos motivos, pois o leite e seus derivados podem fazer com que os medicamentos parem de funcionar corretamente ou não obtenham os resultados desejados.
Quando as pessoas estão sob medicação, um dos principais fatores que influenciam a resposta e a velocidade de recuperação dos medicamentos é a dieta. A interação de alimentos, sejam bebidas ou alimentos sólidos, pode alterar os processos normais de absorção, distribuição, metabolismo e excreção de drogas e seus resíduos. Isso é amplamente estudado e relatado na literatura científica, no entanto, nem todas as pessoas têm acesso a essas informações.
Por que você NÃO deve tomar esses medicamentos com leite?
Hoje vamos falar especificamente sobre alguns medicamentos com os quais não é recomendado ingerir leite, pois sua ação pode ser completamente inibida, o que poderia complicar um tratamento. Estamos nos referindo aos seguintes antibióticos:
- Da família das tetraciclinas: doxiciclina e minociclina.
- Da família das quinolonas: ciprofloxacina e norfloxacina.
Os antibióticos são medicamentos amplamente utilizados para tratar infecções causadas por microrganismos como bactérias e alguns parasitas (como o metronidazol). Essas drogas podem ter duas funções principais:
- Função bacteriostática: não erradicam diretamente a bactéria, mas inibem sua capacidade de produzir proteínas ou de sintetizar seu material genético.
- Função bactericida: causam a erradicação direta das bactérias, uma vez que atacam a parede bacteriana e causam lesões diretas nesses patógenos, impedindo-os de continuar infectando o corpo.
Como o leite afeta esses antibióticos?
Em um estudo recente, pesquisadores da Universitat Oberta de Catalunya descreveram que as tetraciclinas têm interações com o cálcio presente no leite. Essa combinação forma compostos chamados “quelatos” que se tornam insolúveis. Isso significa que eles reduzirão a quantidade do antibiótico disponível e não serão mais capazes de exercer o efeito antimicrobiano esperado. Além disso, como o cálcio é capturado do leite, nutrientes valiosos não estarão mais disponíveis para o paciente.
Uma situação semelhante ocorre com as quinolonas, como a ciprofloxacina. O leite e seus derivados fornecem cálcio ao organismo e geram interações com a estrutura dos fármacos, formando quelatos que alteram a absorção do antimicrobiano.
Recomendações gerais:
É recomendado consultar seu médico sobre a dieta que você deve seguir quando estiver em tratamento com antibióticos. Os pesquisadores recomendam não ingerir antibióticos com leite, seus derivados ou qualquer alimento rico em cálcio, ferro ou magnésio.
É importante completar integralmente o tratamento prescrito pelo médico, a fim de reduzir a resistência aos antibióticos. Essa é uma importante demonstração de como a nossa alimentação pode afetar a eficácia dos medicamentos.
Agora que você já conhece essas informações, esperamos que sejam muito úteis para você. Desejamos a você uma excelente semana. Este estudo foi realizado na Universitat Oberta de Catalunya.