13º SALÁRIO dos aposentados e pensionistas do INSS será adiantado? Veja as datas

Descubra se o 13º salários dos aposentados e pensionistas do INSS será adiantado em 2023, da mesma forma que aconteceu no ano passado.

A antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi iniciada no dia 25 de abril, durante o último ano. Por isso, muitas pessoas já começam a calcular quando poderão resgatar o pagamento de 2023. Aliás, será que ele também vai ser antecipado nos moldes como ocorreu no último período? Entenda melhor o assunto a partir de agora.

13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS será antecipado em 2023?

Vale destacar que o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS foi antecipado entre 2020 e 2022, sempre entre os meses de abril e junho de cada um dos anos. Por isso, é natural que muitas pessoas já comecem a se perguntar sobre o que vai ocorrer neste ano.

Mas antes é preciso ressaltar alguns pontos a respeito da prática. Já que com o pagamento adiantado, o final do ano deixa de ter aquele impulso tradicional na economia das famílias e do próprio comércio brasileiro.

Normalmente, o 13º salário dos aposentados é liberado sempre nos meses de agosto e dezembro do ano corrente. No entanto, por conta dos impactos da pandemia, desde 2020 o pagamento foi antecipado para o mês de abril. O objetivo foi o de reduzir alguns impactos econômicos durante o período de isolamento social.

“Sem” pandemia, o 13º pode ser antecipado neste ano? Entenda

Atualmente, a pandemia está com seus efeitos reduzidos, já que as campanhas de vacinação continuam e o vírus demonstra perder o poder de letalidade ao longo do tempo. A economia funciona normalmente e não existem mais restrições de isolamento social e de fechamento de comércios, por exemplo. Da mesma forma, o salário dos trabalhadores também foi retomado.

Dessa maneira, não haveria necessidade de antecipar o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS em 2023. Ainda assim, é preciso lembrar que os aposentados estão desde abril do ano passado sem receber a primeira parcela, o que pode gerar desequilíbrio financeiro.

Com base na “desordem” dos últimos anos, muitos analistas acreditam que o atual governo não deve adiantar o pagamento da parcela bônus dos pagamentos e que retomará o calendário original, com os depósitos entre agosto e dezembro.

Quais pessoas têm o direito de receber o 13º salário dos aposentados e pensionistas?

As pessoas que têm o direito de receber o 13º salário dos aposentados e pensionistas são as mesmas de sempre, ou seja:

  1. – Aposentados do INSS;
  2. – Beneficiários de auxílios pagos pelo instituto;
  3. – Quem recebe BPC e RMV não têm direito ao 13º salário;
  4. – Pessoas que recebem pensão por morte ou outras do gênero.

Quando o 13º salário dos aposentados e pensionistas deve ser liberado?

Com base no que a crítica especializada tem informado, o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS não deve ser adiantado.

As parcelas podem ser depositadas normalmente, divididas entre 50% em agosto e outros 50% no mês de dezembro, ainda sem uma data específica.

E o 14º salário do INSS?

Por fim, existe outro ponto que merece uma passagem para esclarecimento. Desde 2020, os aposentados e pensionistas aguardam uma possível liberação do 14º salário para quem é segurado do INSS.

No entanto, essa proposta encontra-se parada na Câmara, sem previsão para ser apreciada em novas comissões. Além disso, o pagamento do texto original deveria ser feito por, no máximo 2 anos. Ou seja, o prazo inicialmente estipulado já terminou, o que pode dificultar ainda mais a aprovação neste ano.

Portanto, é esperado que o 13º salário dos aposentados e pensionistas seja pago como anteriormente e também que o 14º não saia do papel novamente.