WhatsApp prepara assinatura paga para algumas contas

Nos últimos tempos vimos como diferentes serviços online começaram a oferecer funções por meio de assinaturas pagas

WhatsApp prepara assinatura paga para algumas contas. Nos últimos tempos vimos como diferentes serviços online começaram a oferecer funções, que poderíamos dizer exclusivas, por meio de assinaturas pagas.

O Twitter faz isso com o Twitter Blue e também com o Instagram, com um modelo de assinatura que dá acesso a determinados conteúdos de determinados criadores.

O WhatsApp está considerando oferecer uma assinatura voltada para negócios, especificamente em seu aplicativo WhatsApp Business para empresas. Esse serviço premium permitiria que seus clientes desbloqueassem alguns recursos.

Pague para usar o WhatsApp Business

As informações são do portal WABeta Info, dedicado exclusivamente a reportar atualizações e notícias do aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo. Conta que o WhatsApp quer abrir uma nova forma de renda que no momento só é proposta para empresas que possuem perfil WhatsApp Business.

O plano de assinatura é reservado para contas comerciais do WhatsApp e oferece recursos adicionais para empresas. Por exemplo, você sabe que normalmente pode vincular até 4 dispositivos ao usar vários dispositivos, mas se você assinar este novo plano, poderá vincular até 10 dispositivos.

Esta é uma notícia muito boa para contas comerciais e é apenas um dos primeiros recursos oferecidos pelo futuro plano de assinatura para contas comerciais.

Novos serviços serão anunciados no futuro

No momento, não se sabe muito mais sobre este plano de pagamento para empresas, mas teremos que estar atentos às próximas novas versões beta do WhatsApp Business, onde podem ser vistas as novidades que a empresa planeja introduzir no aplicativo.

Portanto, outros detalhes importantes são desconhecidos, como o valor agregado que fornecerá além de poder vincular mais dispositivos, se as assinaturas serão mensais ou anuais, preços…

O que parece ser possível é que seja opcional, portanto, se você usar uma conta Business para sua empresa, não será obrigado a contratar este serviço.

WhatsApp será pago em algum momento para usuários comuns?

Não parece que o resto de nós mortais vamos ter que pagar para usar este serviço… por enquanto. Há muitas ocasiões em que se especula sobre a possibilidade de o WhatsApp se tornar um serviço pago, seja por meio de assinatura direta ou por meio de publicidade.

De qualquer forma, vale lembrar que esse serviço foi pago no início e que só foi em 2016, dois anos após sua aquisição pela Meta (então Facebook), quando passou para o atual modelo gratuito.

Não é irracional esperar tal possibilidade: pensemos no investimento envolvido na manutenção de uma infraestrutura que é utilizada diária e massivamente por cerca de 2.000 milhões de usuários e que não tem retorno econômico direto.