Recentemente, informamos que o WhatsApp está implementando um recurso que permite compartilhar a tela durante chamadas de vídeo. Testamos o recurso e ele funciona de forma semelhante ao Google Meet. Gostaria de experimentar essa nova função? Continue lendo para obter todos os detalhes!
WhatsApp libera compartilhamento de tela em uma chamada de vídeo: veja como vai funcionar
O WhatsApp lançou recentemente uma nova função que vai permitir aos usuários compartilhar a tela de seus dispositivos durante uma chamada, uma função que já vimos em outros serviços de mensagens, como Skype ou Discord.
Conforme revelado pelo WaBetaInfo, o principal portal de notícias do WhatsApp, essa opção está disponível para alguns usuários do Android que já possuem o WhatsApp beta 2.23.11.19 instalado.
Um pequeno ícone localizado na barra inferior do menu de chamadas oferece essa nova possibilidade de compartilhamento de tela. Ao clicar nele, o WhatsApp perguntará se você deseja gravar sua tela e enviar para o contato com quem está falando. Depois de confirmar, tudo o que está acontecendo na tela será exibido do outro lado da linha. Claro, a qualquer momento, você tem a opção de interromper o compartilhamento de tela.
O procedimento será bastante simples e funcionará de forma semelhante ao uso de aplicativos de videochamada, embora com menos recursos. Basta fazer uma chamada de vídeo como de costume e, durante a chamada, clicar no ícone de compartilhamento. Se você ainda não tem acesso a esse recurso, explicaremos como obtê-lo mudando para a versão beta.
Vejamos o passo a passo quando a função for liberada para todos:
- Abra o aplicativo do WhatsApp.
- Faça uma chamada de vídeo como de costume.
- Clique no ícone de compartilhamento de tela. Na imagem abaixo, destacamos o ícone com uma seta.
Como você pode ver nas capturas de tela, é algo simples. Um ícone adicional aparecerá. Ao compartilhar a tela, o destinatário poderá ver tudo o que você faz em seu telefone, e você pode interromper o compartilhamento a qualquer momento.
Mencionamos anteriormente que é provável que esse novo recurso não seja compatível com versões antigas do Android. Da mesma forma, pode não funcionar em chamadas em grupo com muitas pessoas. Além disso, é possível que o destinatário não receba o conteúdo da sua tela se estiver usando uma versão antiga do WhatsApp.
Isso demonstra que a empresa está sempre buscando melhorias, preocupada em aprimorar a experiência do usuário e constantemente adicionando novos recursos. No entanto, antes de serem lançados para o público em geral, esses novos recursos passam por uma fase de testes com o WhatsApp Beta.