WhatsApp: como funciona a ‘caixa de correio’, usada por hackers para roubar sua conta?

Evite ser a próxima vítima

Devido à sua popularidade, o WhatsApp se tornou o alvo favorito dos cibercriminosos, que usam todo tipo de ‘truques’ para invadir as contas de outras pessoas. Um dos métodos mais famosos é o ‘ Buzoneo ‘. Em que consiste? Aqui vamos revelar para você.

A ‘caixa de correio’ é assim chamada porque o cibercriminoso usa o correio de voz da vítima (que geralmente está desprotegido) para descobrir o código de verificação do WhatsApp , com o qual ele pode entrar em sua conta e ver todas as suas conversas de um dispositivo.

Segundo o El Universo, os relatos de pessoas que foram vítimas desse tipo de roubo de conta do WhatsApp aumentaram no TikTok e em outras redes sociais . Por isso, eles deram algumas dicas para evitar que um hacker entre para revisar suas conversas.

WhatsApp: como funciona a ‘caixa de correio’, usada por hackers para roubar sua conta?

Para ativar a conta do WhatsApp em um telefone, seja Android ou iPhone, é necessário inserir um código de verificação, que geralmente é enviado por SMS, embora também possa chegar até você por meio de uma ligação. Este último é o usado pelos cibercriminosos.

O que os hackers fazem é esperar até que seja de manhã cedo para que você não atenda a chamada e o código de verificação vá para o seu correio de voz. Em alguns casos, eles costumam ligar para você naquele exato momento, para que você atenda e a chamada que irá diretamente para a caixa postal não possa entrar.

Depois que o código de verificação for enviado para o correio de voz, é mais fácil para os cibercriminosos descobrirem. Quando ele estiver com ele, ele poderá abrir sua conta em outro dispositivo e ela será fechada em seu telefone, já que o WhatsApp não suporta o uso do aplicativo em dois computadores.

Como se proteger do ‘mailing’?

Existem duas maneiras de proteger sua conta do WhatsApp de ‘envio’. A primeira é ligar para sua operadora para pedir que desliguem o correio de voz, enquanto a segunda é ativar a verificação em duas etapas do aplicativo. Desta forma, você sempre precisará de um código para inserir.

Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp?

  1. Acesse as configurações do WhatsApp
  2. Clique na opção Conta
  3. Escolha a verificação em duas etapas
  4. Pressione o botão ativar e insira um PIN de segurança
  5. A partir de agora, quando você trocar de celular e quiser abrir seu WhatsApp, terá que digitar esse PIN.