O Auxílio Brasil é o mais novo programa criado pelo governo para ajudar as famílias carentes em todo o país. Mas afinal, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC podem receber este auxílio? Veja a seguir as principais informações e quem pode receber os dois benefícios.
A situação das pessoas não se encontra nada favorável em decorrência da crise. A população que vive em extrema pobreza poderá aumentar em 2022, o que implicaria um aumento significativo nos níveis de fome, devido à dificuldade que essas pessoas enfrentarão no acesso aos alimentos. Isso é algo que já pode ser visto em vários lugares.
Sendo assim, separamos algumas informações sobre ajuda financeira do governo para quem mais precisa e se quem recebe BPC do INSS por se inscrever no Auxilio Brasil.
O que é Auxílio Brasil?
O Programa de Auxílio Brasil, mais conhecido como PAB, substitui o Bolsa Família com a finalidade de combater a pobreza em todo o país.
Quem pode receber o Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil é voltado para pessoas que se encontram em situações financeiras delicadas. Pensando nisso, será necessário estar dentro de alguns requisitos para acessar este auxílio. Desse modo, separamos os principais requisitos para receber o dinheiro extra.
- Famílias pobres com familiares que possuem menos de 21 anos ou gestantes;
- Quem já recebia o Bolsa Família, automaticamente passou a receber o auxilio Brasil
- Pessoas inscritas com CadÚnico atualizado
- Ter renda compatível com o programa
Pessoas que recebem o BPC podem se inscrever no Auxílio Brasil?
Sim, o cadastro pode ser feito, mas é importante ressaltar que antes de fazer o seu cadastro, é necessário que a renda per capita do CadÚnico esteja dentro das regras permitidas pelo Auxílio Brasil.
Exemplo: Se você é beneficiário do BPC do INSS e ganha um salário mínimo (R$ 1.212) e mora com outras 5 pessoas, incluindo crianças, sua renda per capita será de R$ 202 reais. Sendo assim, você se encaixa dentro de uma das faixas do programa e poderá receber o Auxílio Brasil.
Para receber os benefícios, a principal regra é a “renda mensal por pessoa”, que significa quanto você e sua família ganham por mês, dividido pelo número de pessoas da família.
Caso deseje saber maiores informações sobre o Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania disponibiliza informações no site do governo.
Como o beneficiário do BPC pode se inscrever?
A inscrição no Auxilio Brasil é de responsabilidade da prefeitura de sua cidade. Desta forma, procure o CRAS de seu município e verifique se você tem direito a entrar no programa.