Você sabe o que acontece em seu corpo quando se toma água de cebola todos os dias? | Automaticamente o que pensamos quando lemos água de cebola no título é um leve sentimento de nojo, principalmente porque quem em sã consciência seria capaz de beber água de cebola, tendo-o como ingrediente principal. Muito provavelmente, as pessoas pensarão que você tem um parafuso solto ou que acordou com um turbilhão de ideias.
Porém, temos que ser super sinceros, talvez a água de cebola seja uma das melhores escolhas que podemos ter para nossa vida. Consumir, pelo menos uma vez ao dia, a famosa água de cebola e não, não nos sentimos malucos, porque contaremos em detalhes o que esse famoso ingrediente pode fazer em sua vida.
A cebola possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes que participam favoravelmente da saúde do organismo. Confira abaixo o que acontece com seu corpo se você tomar água de cebola.
Como se sabe, o colesterol é “uma substância cerosa” que, ao se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos, obstrui o fluxo de sangue, causando doenças cardíacas nas quais são encontrados acidentes vasculares cerebrais. Vale ressaltar que, como aponta a entidade americana, existe um colesterol bom (HDL) que ajuda na formação de células saudáveis.
Como indicado a seguir, a cebola possui propriedades antimicrobianas que, por serem ricas em quercetina e antocianinas, ativam seus efeitos antiinflamatórios e combatem o vírus da gripe.
Reduz o risco de problemas cardíacos, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Portanto, promove a circulação sanguínea evitando a formação de coágulos sanguíneos.
Cebola, tendo tem a capacidade de produzir um efeito relaxante nas paredes dos vasos sanguíneos, causando uma regulação óptima da pressão arterial.
Altos níveis de glicose na corrente sanguínea são prejudiciais, por isso estão relacionados à hiperglicemia e ao diabetes, este último devido à não produção de insulina do pâncreas e/ou à resistência das células a ela, como mencionado abaixo.
O consumo regular de cebola crua reduz as reações alérgicas, pois interrompe a produção de histamina.
Melhora a densidade por possuir o peptídeo chamado GPCS, também favorece o desenvolvimento do tecido ósseo, reduzindo em 20% a possibilidade de sofrer de osteoporose.
Um artigo intitulado “Anti-obesidade e efeitos hipolipemiantes do óleo de alho e óleo de cebola em ratos alimentados com uma dieta rica em gordura”, escrito por Chao Yang, Lihua Li, entre outros autores, conclui que o óleo de cebola tem efeitos anti-obesidade que ajudam no peso corporal.
É então que para reduzir os níveis de colesterol, ajudar no tratamento da diabetes, o chá de cebola tem muitas vantagens.
É então que para usufruir das suas propriedades deve ser incluído numa alimentação equilibrada, onde saladas, sopas, ensopados, entre outros pratos, podem ser ideais para obter as suas propriedades. Também consumi-la cru pode ajudar.
Importante: As informações compartilhadas por meio deste conteúdo não substituem a opinião de profissionais médicos, e muito menos deve ser usada para substituir um tratamento, bem como um diagnostico médico.