Veja o que fazer para evitar o superaquecimento do carregador

Confira essas dicas e tenha bastante cuidado com seu carregador de celular

Pode ser normal que o carregador do seu telefone fique um pouco quente, pois ao conectá-lo ao telefone, o adaptador USB converte a energia CA em energia CC  e, durante esse processo, é normal que o calor seja emitido.

No entanto, se o carregador estiver tão quente que pareça desconfortável ao toque e, junto com isso, você notar outros sinais incomuns, como carregamento lento, algum ruído vindo do carregador ou um odor, você deve se preocupar. 

Veja o que fazer para evitar o superaquecimento do carregador

Como mencionado acima, os carregadores por natureza funcionam com um mecanismo que faz com que eles aqueçam , mas você deve sempre ter cuidado para não superaquecê-los demais.

Aqui estão algumas dicas que você pode seguir caso seu carregador fique mais quente que o normal.

Limpe seu carregador

A primeira coisa que você deve fazer quando perceber que o carregador está quente é desconectá-lo da tomada e verificar se não está cheio de poeira ou qualquer outra sujeira.

O fato de a porta de carregamento do seu celular ou a porta USB do carregador estarem sujas pode fazer com que o carregador superaqueça. Portanto, a primeira coisa que eu recomendo que você faça é verificar se as portas estão limpas.

Crie um ambiente de carregamento apropriado

O ambiente em que você está usando o carregador também pode afetar sua temperatura. Se notar que o seu carregador está com uma temperatura muito elevada, verifique se está num local seco, se não está muito quente (máximo 30 graus) e se está num local ventilado.

Não o coloque ao sol ou perto de outras fontes de calor, como radiadores. Você também deve certificar-se de que o carregador não está coberto por materiais grossos ou isolantes, como um edredom ou carpete.

Conecte em uma tomada diferente

A fonte de alimentação também pode estar causando o superaquecimento do carregador. Nesse caso, é possível que o carregador tenha falhado devido a picos de tensão.

Se você quiser verificar se não é a fonte, basta conectar o carregador a uma tomada diferente da que está usando. Se ao trocá-lo, você perceber que a temperatura do carregador diminui, o problema é mesmo a tomada. Nesses casos, é melhor chamar o eletricista para verificar a tomada que está causando problemas.

Agora, caso você esteja usando um extensor ou filtro de linha para conectar seu carregador, aconselho você a desconectá-lo de lá. Esses tipos de dispositivos podem favorecer o aparecimento de interferências elétricas e problemas de tensão, fazendo com que o carregador superaqueça.

Mude qualquer uma das peças do carregador

Na maioria dos casos, quando um carregador superaquece, o problema geralmente é causado por um mau funcionamento em um dos componentes ou na fonte de alimentação interna do carregador.

Você deve verificar se o problema vem de uma parte específica do carregador (é o cabo de carregamento ou o adaptador). Para isso, basta trocar as peças por um cabo ou adaptador diferente. Se em uma das combinações o carregador superaquecer e em outra não, você já saberá o que está causando problemas e poderá substituir a peça.

Outra coisa é que se você notar que o cabo está quebrado, dobrado, derretido ou apresenta qualquer outro sinal claro de dano, não o utilize. Muito provavelmente os conectores internos estão danificados e isso pode causar um curto-circuito.

Não use carregadores falsos 

Muitas pessoas podem ficar tentadas a comprar esses carregadores, pois são mais baratos. Mas o barato é sempre caro. Um carregador de baixa qualidade não apenas se danifica em pouco tempo, mas também pode danificar seu telefone no processo.

Esses carregadores utilizam materiais, componentes e montagens de baixa qualidade, portanto, podem se tornar perigosos, pois não atendem às normas de segurança.

Por exemplo, às vezes esses carregadores não possuem dispositivos de segurança que os impeçam de superaquecer. Se você usar esse carregador, é quase garantido que ele superaquecerá.

Por outro lado, carregadores genuínos de alta qualidade têm um circuito de proteção que desligará automaticamente o carregador se algo der errado. É por isso que é tão importante que você jogue pelo seguro e compre um carregador original.

Estas são algumas das razões pelas quais seu dispositivo está superaquecendo

Se o seu carregador estiver mais quente que o normal, alguns destes podem ser os motivos:

  • Você está usando o carregador em um local muito quente e não ventilado.
  • tomada que você está usando está com defeito.
  • Os componentes do carregador USB estão com defeito.
  • Você está usando um carregador USB não genuíno, de baixo custo ou falsificado .
  • O carregador que você está usando não é compatível com seu celular.

Existem algumas situações em que pode ser normal que o carregador superaqueça e isso não significa necessariamente que haja um defeito ou problema. Por exemplo, quando você usa seu dispositivo ao mesmo tempo em que o está carregando.

Fazer isso não apenas superaquecerá o carregador, mas também o telefone. Portanto, recomendo que você evite usá-lo durante o carregamento para que ele possa retornar à temperatura normal.