Veja cuidados do dia com a pele, unhas e corpo durante a quarentena

Veja cuidados do dia com a pele, unhas e corpo durante a quarentena
Veja cuidados do dia com a pele, unhas e corpo durante a quarentena – Reprodução

Veja cuidados do dia com a pele, unhas e corpo durante a quarentena. Mais tempo em casa significa que você pode relaxar com os cuidados com cabelo e pele, certo?

Melhor, não. Agora é o momento certo para lançar mão daquela hidratação poderosa ou aquela máscara.

E mesmo os rituais diários mais básicos são importantes também. Consultamos especialistas para entender como manter a saúde da pele, das unhas, dos fios e da barba em casa.

Veja cuidados do dia a dia

Embora o uso de álcool gel seja muito importante na luta contra o novo COVID-19, ele pode ressecar as mãos.

“O álcool age como antisséptico, ou seja, inibe a proliferação de micro-organismos. Seu uso frequente leva ao ressecamento da pele”, explica a dermatologista Ana Lívia Bagatini.

A mesma coisa acontece com o sabonete ou produtos de limpeza usados para higienizar a casa.

Para evitar o problema, basta reforçar a hidratação. “Primeiro, deve ser aplicado o álcool em gel. Em seguida, quando ele secar, o creme para as mãos. Depois, é recomendado que se passe o protetor solar”, reitera Ana Lívia.

O ressecamento excessivo das mãos pode levar à descamação, envelhecimento precoce, irritações e até infecções.

E o protetor solar, frequentemente lembrado quando se trata de rosto, também é um grande aliado da região.

A especialista explica que costuma recomendar que seus pacientes utilizem o produto com a mesma frequência que o usam em outras áreas do corpo.

A dermatologista Damaris Ortolan, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), aconselha usar loções hidratantes que são absorvidas mais rapidamente durante o dia.

Desse modo, você não fica com a sensação de dedos pegajosos e escorregadios. Durante a noite, vale optar por produtos mais potentes. “Uma dica muito boa é ocluir as mãos.

Passe o creme, e, depois, coloque luvas por cima (de tecido ou algodão, a borracha pode causar irritações). Durma com elas e retire-as no dia seguinte”, ela explica.

Unhas

Já que você vai passar mais tempo em casa, que tal fazer um detox nas unhas e deixá-las respirar, ficando sem esmalte por um tempo?

“O uso excessivo de esmalte sem o tratamento correto pode deixar a unha ressecada, quebradiça e esbranquiçada”, afirma a dermatologista Martha Fernandes (@dramarthafernandes).

A médica aconselha o uso frequente de ceras nutritivas específicas para elas, que conseguem penetrar bem.

Outra recomendação importante é deixá-las mais curtinhas.

“Por conta da pandemia, o ideal é que cortemos bem as unhas. Quando elas estão compridas, podem funcionar como locais de abrigo para sujeira. E precisamos evitar tudo que seja facilitador da proliferação do coronavírus”, afirma Martha.

Rosto

Para quem ainda está confuso e/ou sem foco para seguir todas as etapas do skincare, o dermatologista Victor Bechara (@drvictorbechara) preparou um guia para os dias de quarentena, com dicas de como cuidar, reparar e relaxar.

Pré-rotina:

Antes de começar os seus cuidados, lembre-se de lavar as mãos com água corrente e sabonete. Esse é o passo mais importante antes de aplicar qualquer produto no rosto.

Outra dica é evitar o uso esponjinhas e pincéis, que podem facilmente acumular agentes patógenos.

Caso decida utilizá-los, higienize com água corrente e sabonete neutro líquido. Deixe-os secando sobre uma toalha de algodão ou use secador no modo frio.

De manhã:

Depois de lavar o rosto, o uso de antioxidantes e hidratantes faciais é indicado.

Esses produtos para o uso diurno são feitos com ativos que protegem a pele da exposição solar, da poluição e da luz artificial.

Eles ajudam a diminuir os danos causados pelos radicais livres e manter a barreira cutânea mais íntegra. Por fim, aplique o protetor solar.

De noite:

Após a limpeza, tonificação e hidratação, é hora de utilizar cosméticos com ativos mais fortes e em maior concentração, como ácidos que permitem uma renovação celular e melhoram manchas e viço da pele

Veja cuidados do dia: Para relaxar

Existem máscaras antioxidantes, hidratantes, com ação anti-inflamatória e calmante.

Peles oleosas podem se beneficiar daquelas com ácido salicílico, ácido glicólico, extrato de carvão ou argila.

Para hidratação e glow, invista nas máscaras com ácido hialurônico, rosa mosqueta, alantoína, pantenol e manteiga de karité.

Outros ativos como aloe vera, camomila, calêndula e green tea ajudam a diminuir a vermelhidão e irritação de peles sensíveis.

Uma dúvida que pode surgir agora que estamos em casa: o filtro solar no rosto é mesmo necessário? Damaris Ortolan explica por que que sim:

Mesmo em casa, ficamos perto de janelas, fazemos exercícios no quintal e na sacada do apartamento.

Portanto, temos contato com os raios ultravioletas, que aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de pele, diz a dermatologista.

Além disso, também existem as luzes visíveis da lâmpada, do celular, TV e computador.

Não foi comprovado que essas fontes de luminosidade podem causar câncer. Mesmo assim, podem favorecer o aparecimento de manchas

Quer fazer uma máscara caseira? Veja duas opções que Victor Bechara indicou:

Máscara calmante

1 colher de sopa de aveia;
3 colheres de sopa de chá de camomila frio;
1 colher de sopa de argila.
Misture e aplique no rosto, fazendo movimentos leves e circulares. Espere de 10 a 15 minutos ou até secar. Retire suavemente a máscara com água.

Máscara esfoliante e hidratante

3 colheres de sopa de mel;
1 colher de sopa rasa de fubá.
Misture os dois ingredientes e aplique delicadamente no rosto, massageando em movimentos circulares. Deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágue com água.

A seguir, duas sugestões de Martha Fernandes:

Máscara anti-acne

1 pepino inteiro;
100ml de leite de soja ou água mineral;
1 clara de ovo.
Corte o pepino com casca em cubinhos e bata no liquidificador junto com o leite (ou água) e a clara do ovo até formar uma mistura homogênea. Aplique com a ajuda de um pincel e deixe agir por 15 minutos até secar. Retire a máscara e enxágue com água morna.

Máscara para esfoliação

2 colheres de sopa de mel;
2 colheres de açúcar mascavo;
1 colher de aveia em flocos finos;
2 colheres de iogurte natural.
Misture os ingredientes até ficar homogêneo. Aplique no rosto e esfolie suavemente com movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos e enxágue.

Corpo

Não esqueça do resto do corpo! A pele de algumas regiões também pode precisar de um reforço na hidratação.

“Além do creme hidratante, é importante tomar muita água e se alimentar bem. Não só para a pele, mas para a saúde do cabelo. A qualidade dos dois está muito relacionada com o nosso funcionamento intestinal”, diz Damaris.

Boa Forma

Notícias em destaque
Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação