Veja como fazer um delicioso bacalhau espiritual para o almoço da páscoa

Veja como fazer um delicioso bacalhau espiritual para o almoço da páscoa
Veja como fazer um delicioso bacalhau espiritual para o almoço da páscoa/ Foto: Reprodução

Veja como fazer um delicioso bacalhau espiritual para o almoço da páscoa

Se você está em busca de receitas com bacalhau para fazer na sexta-feira santa temos o bacalhau espiritual, que é um prato típico português , muito rico e simples de fazer.  Este prato é ideal para a Páscoa e para levar os mais pequenos a comer peixe, já que é preparado com molho bechamel.

O bacalhau espiritual é um prato que consiste num salteado para o deixar suculento, batatas fritas muito finas e uma camada de molho.

O cozimento desta receita termina no forno e resulta em um excelente prato. Embora existam várias formas de se fazer a receita de bacalhau espiritual dependendo da área em que é preparado, trazemos para você a mais difundida e popular. Continue lendo e descubra conosco como fazer bacalhau espiritual , você vai adorar!

>>Anote essa maravilhosa receita de pudim de arroz doce sem forno

Ingredientes:

  • 250 gramas de bacalhau dessalgado
  • 1 cenoura
  • 1 cebola
  • Uma batata
  • 2 fatias de pão seco

Para o molho:

  • 250 mililitros de leite
  • 30 gramas de farinha de trigo
  • 30 gramas de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 20 gramas de queijo ralado

>>Mousse de nutella com leite em pó: delicioso e muito fácil de fazer

Como Fazer:

1- Cozinhe o bacalhau dessalgado em uma panela com água quente por 3 minutos em fogo médio. Desligue o fogo e deixe o peixe na água.

2- Descasque as batatas e corte-as em tiras muito finas . Aqueça uma frigideira com bastante óleo e, quando estiver bem quente, frite, retire e reserve em papel absorvente. Se quiser fazer a aguardente de bacalhau sem batata, pule esta etapa.

3- Prepare o molho bechamel. Para fazer isso, derreta a manteiga em uma panela e torre a farinha. Adicione o leite aos poucos e mexendo até obter um creme espesso. Adicione um pouco de sal a gosto e reserve.

4- Bacalhau de aguardente muito pequena. Limpe a cenoura e rale até obter tiras muito finas, embora também possa cortá-la em pedaços muito pequenos. O bacalhau espiritual caracteriza-se por ter um molho muito picado.

5- Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo ou use a mesma frigideira que utilizou para fritar as batatas, mas retirando o máximo de óleo possível. Quando estiver bem quente, refogue a cebola e a cenoura .

6- Corte 3 fatias de pão do dia anterior e coloque-as numa fonte com um pouco de leite para que fique bem de molho. Para deixar o pão macio e suculento, deixe assim por cerca de 15 minutos.

7- Retire o bacalhau da caçarola, retire os ossos e a pele e pique.

8- Adicione o bacalhau à frigideira com o molho e mexa. Junte o pão embebido no leite, mexa novamente e acrescente um pouco de sal se necessário. Misture e cozinhe tudo por alguns minutos.

9- Incorpore todo o preparo em uma assadeira e distribua uniformemente.

10- Coloque as batatas fritas cobrindo todo o preparo sem deixar lacunas. Outra opção totalmente válida é fazer o bacalhau espiritual com batata-doce em vez de batata. Nesse caso, você também deve cortar a batata-doce em tiras finas e fritar.

11- Cubra tudo com o molho bechamel e distribua uma camada de queijo ralado.

12- Leve ao forno o bacalhau espiritual até o queijo gratinar. Para fazer isso, ative a função grill, se tiver. Quando estiver bem dourado, tire-o e saboreie esta incrível receita portuguesa de bacalhau espiritual.

>>Receita de bolinho de bacalhau com molho salmorejo para a quaresma