Unhas de imersão em pó: conheça os prós e contras desta técnica. Confira as informações a seguir antes de usar essa tendência de manicure.
As unhas de gel e acrílico ganharam grande popularidade e o coração das clientes, devido à sua durabilidade de até duas semanas. No entanto, existe outro método de manicure: as unhas de imersão em pó, também é conhecida também como unhas SNS. Embora a técnica de imersão em pó pareça uma nova tendência, ela já existe desde a década de 1980.
O processo para obter unhas de imersão em pó, ou mesmo experimentá-las em casa, difere de qualquer outra manicure que você já tenha experimentado. Ao contrário do gel, que necessita de raios ultravioleta para fixar o esmalte, ou do acrílico, as unhas de imersão utilizam pó pigmentado.
Primeiramente, uma camada de base e um selador são aplicados a partir de um pequeno recipiente com a cor escolhida. Um profissional de unhas aplica essas camadas, moldando o contorno da unha. Algumas marcas afirmam que seus produtos são “amigáveis” para as unhas, pois suas fórmulas contêm vitaminas. Embora a manicure possa durar até um mês, a questão da sua saúde é válida.
Unhas de imersão em pó: conheça os prós e contras desta técnica
Desvantagens da manicure em pó
O primeiro aspecto a considerar é o método de aplicação do pó. Alguns profissionais mergulham as unhas diretamente no recipiente (daí o nome da técnica), em vez de aplicar o pigmento com um pincel. Isso pode resultar em uma camada mais espessa e, em última instância, uma aparência volumosa.
Esse método não é higiênico, pois os germes podem acumular-se nas unhas quando mergulhadas no recipiente. Caso opte por esse tipo de manicure, certifique-se de que o profissional realmente aplica as camadas de base, pigmento e selador, ao invés de apenas mergulhar as unhas.
Algumas pessoas podem são alérgicas ao pó utilizado: o aglutinante utilizado para unhas de imersão em pó geralmente contém monômero, que, de acordo com especialistas, é um alérgeno comum e pode causar irritações nas unhas.
A remoção pode danificar as unhas: Por último, a remoção pode ser um processo delicado. É mais provável que ocorram danos às unhas, já que é necessário lixá-las novamente para retirar completamente o pó.
“O processo de unhas de imersão temporariamente danifica as unhas, pois a camada selante das unhas é removida durante essa técnica de manicure”, afirma Josephine Allen, técnica de unhas no Samuel Shriqui Salon. Ela também observa que “as unhas de imersão tendem a desidratar temporariamente as unhas”.
Vantagens da manicure em pó
Longa duração:
Se você gosta dessa técnica de unhas, a boa notícia é que não há efeitos a longo prazo. Especialistas afirmam que as unhas de imersão em pó não são necessariamente mais saudáveis do que outros tipos de manicure, os produtos não causam danos permanentes. Dessa forma, a matriz ungueal não será prejudicada durante o processo e uma nova camada de unha continuará crescendo
Fácil de fazer em casa:
Existem diversos kits completos para unhas de imersão em pó disponíveis para uso caseiro, e os profissionais de unhas concordam que, se você consegue pintar as unhas com esmalte em casa, pode também fazer unhas de imersão em pó.
Não requer lâmpada UV:
Outro ponto importante é que as unhas de imersão em pó não estão distantes do acrílico e do gel. Como esses pós são compostos de grãos pigmentados, eles proporcionam cores mais intensas. Isso difere das unhas de acrílico, que envolvem a combinação de um líquido e pó para formar um gel.
Assim como os acrílicos, as unhas de imersão em pó também utilizam uma cola contendo cianoacrilato para aderir à unha.
Oferece uma variedade de cores:
Há uma ampla gama de opções de cores disponíveis, semelhante ao esmalte tradicional. Não deve ser difícil encontrar tons em pó para substituir seus esmaltes favoritos.
Atenção! Assim como nas manicures de gel e acrílico, o processo de remoção das unhas de imersão em pó é crucial. Geralmente, os três tipos de manicure requerem a imersão do produto, o que pode ser demorado. No entanto, a paciência é fundamental para evitar danificar a camada superior das unhas. Dessa forma, o ideal é fazer esse tipo de técnica com sua manicure de confiança.