Truque infalível para evitar que o arroz branco fique grudento!

Você cozinha arroz há anos e ainda tem problemas porque ele bate ou gruda? Não mais! Este truque irá ajudá-lo a torná-lo fofo e solto

Você já parou para contar quantos anos se passaram desde que começou a cozinhar aquele clássico arroz branco? É provável que tenha sido uma das suas primeiras incursões na culinária. No entanto, mesmo com toda essa prática, às vezes o arroz pode te surpreender, grudando no fundo da panela ou ficando empapado.

Se você quer evitar esses contratempos, continue lendo até o final, pois temos um truque culinário simples que fará toda a diferença na sua próxima preparação.

o arroz branco fique grudento
Truque infalível para evitar que o arroz branco fique grudento! – Foto: Freepik

Antes de colocar as mãos na massa (ou melhor, nos grãos de arroz), é importante revisar algumas considerações básicas. A primeira delas é sobre a lavagem do arroz. Você deve lavá-lo ou não?

Alguns especialistas recomendam enxaguá-lo para remover o excesso de amido, sujeira e até mesmo vestígios de substâncias indesejáveis como o arsênico. E lembre-se sempre de escolher uma panela antiaderente que distribua o calor uniformemente, garantindo um cozimento perfeito.

Como evitar que o arroz grude?

Um dos segredos fundamentais para um arroz branco impecável é acertar na proporção. Os experts sugerem que uma xícara de arroz é o suficiente para alimentar duas pessoas.

E para cada xícara de arroz, adicione duas de água. Assim que a água estiver fervendo, acrescente os grãos de arroz e mexa constantemente para evitar que grudem no fundo da panela ou formem aquela temida crosta queimada.

Truque infalível para evitar que o arroz branco fique grudento!

Agora vem o pulo do gato para garantir que seu arroz fique soltinho e saboroso.

  1. Após adicionar o arroz à água fervente, é hora de esperar pacientemente.
  2. Deixe cozinhando por cerca de 25 a 30 minutos, verificando a cada 5 minutos após os primeiros 15.
  3. Esteja atento para desligar o fogo assim que notar que a água evaporou quase por completo.
  4. E lembre-se: mexa com delicadeza para não correr o risco de “bater” o arroz. Antes de servir, deixe descansar com a tampa fechada, fora do fogo.

Dicas extras:

Além de cuidar da proporção entre arroz e água, lembre-se de enxaguar os grãos para retirar o excesso de amido, o que evita que o arroz fique pegajoso.

Para dar um toque extra de sabor, adicione uma colher de sopa de caldo de galinha durante o cozimento. E para tornar o prato ainda mais nutritivo e colorido, experimente acrescentar vegetais como ervilhas ou cenouras.

Seguindo essas dicas simples, você estará no caminho certo para preparar um arroz branco perfeito, soltinho e cheio de sabor, todas as vezes!