FGTS: trabalhadores podem solicitar saque calamidade de até R$ 6.220

Veja as orientações para quem tem direito de receber

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Trabalhadores podem solicitar saque calamidade FGTS de até R$ 6.220.

Os trabalhadores residentes em Floresta Azul, Ubaitaba e Vitória da Conquista, na Bahia, podem solicitar, desde sábado (29/01), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das fortes chuvas nas cidades, pode ser solicitada à CAIXA por meio do Aplicativo FGTS.

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Os moradores das áreas designadas, conforme designados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o até 28/03. É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, celular, sem a necessidade de apresentação de uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

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Até o momento, 26 municípios da Bahia e de Minas Gerais foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade. Confira abaixo a lista completa:

Bahia: Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Itororó, Jequié, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado, Teixeira de Freitas, Ubaitaba e Vitória da Conquista.

Minas Gerais: Águas Formosas, Almenara, Machacalis, Mário Campos, Poço Fundo e Rio Manso.

Saque 100% digital – App FGTS

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

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Como solicitar ou saque FGTS:

Seguem orientações para o trabalhador que tem direito ao saque por calamidade:

1. Realizar o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro; Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque pública” – acessar a cidade;
2. Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, lançado até 120 dias antes da de calamidade;
3. Selecione a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e envie a solicitação;

O prazo para saque e crédito em conta, caso aprovado o análise, é de cinco dias úteis.

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Informações sobre a documentação:

  • Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, ou outro documento recebido via correio, enviado até 120 dias antes da decretação de calamidade.
  • Certidão ou Escritura Pública de Estável, caso o comprovante de residência é em nome de casamento ou companheiro(a).

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.