SURPRESA TOTAL: Quarta luz nos semáforos choca os MOTORISTAS | Uma novidade inesperada tem surpreendido motoristas em todo o mundo, inclusive no Brasil: a introdução de uma quarta luz nos semáforos. Há décadas, os semáforos contavam somente com as cores vermelho, amarelo e verde para regular o tráfego nas ruas e estradas. No entanto, a recente inclusão de uma quarta cor tem gerado curiosidade e questionamentos sobre seu propósito. A pergunta que surge é: por que adicionar uma quarta cor? Vamos explicar agora!
O avanço tecnológico tem sido impressionante, e o que antes parecia ficção científica agora é realidade. Os veículos autônomos (AVs) já circulam pelas estradas do mundo, porém, a convivência com carros conduzidos por motoristas humanos ainda é complexa, exigindo adaptações nas regras de trânsito.
Pesquisadores da North Carolina State University estão realizando os primeiros testes para verificar a utilidade de semáforos de 4 cores: verde, amarelo, vermelho e branco. Embora as três primeiras cores sempre signifiquem a mesma coisa, a função do branco seria alertar os humanos para apenas “seguir o carro à sua frente” a fim de reduzir significativamente os atrasos no trânsito. Não entendeu? Vamos explicar melhor essa função e você irá entender.
Os carros autônomos nada mais são do que computadores sobre rodas, e aproveitar todo o seu potencial também significa usá-los para melhorar a fluidez ao se locomover pelas cidades. Em outras palavras, a luz branca servirá como um sinal para que os motoristas saibam que os AVs estão coordenando seu movimento para promover um tráfego mais eficiente durante um congestionamento e que, para reduzir o tempo, é melhor segui-los.
As regras são claras: os veículos autônomos se comunicariam entre si e com os semáforos nos cruzamentos, dentro de um determinado alcance. Isso lhes permitiria coordenar o fluxo de tráfego de forma mais eficiente e inteligente, melhorando o fluxo de tráfego em estradas com mais veículos e aconselhando sobre velocidades ideais.
Qualquer motorista humano na área seguindo o veículo à sua frente será informado pela luz branca: PARE se ela apagar, CONTINUE se estiver acesa. Quando o número de veículos autônomos em um cruzamento cair abaixo de um determinado limite, os semáforos voltarão à opção normal de vermelho, amarelo e verde.
Menos congestionamentos: nos testes realizados, os pesquisadores demonstraram que o quarto semáforo permitiria coordenar o fluxo de tráfego de maneira mais eficiente, tornando o trânsito mais fluido.
Economia de combustível: as simulações também indicaram que, ao diminuir os tempos de viagem e os congestionamentos, bem como as trocas de marcha, cada carro consumiria menos combustível, beneficiando não apenas a economia doméstica, mas também o meio ambiente, diminuindo as emissões de gases poluentes.
Segurança aprimorada: a comunicação entre veículos autônomos e semáforos pode melhorar a segurança no trânsito, ao reduzir a probabilidade de acidentes e colisões, especialmente em cruzamentos e interseções.
A implementação de semáforos com uma quarta cor no Brasil, assim como em qualquer outro país, enfrentaria desafios específicos. Entretanto, é possível que essa inovação seja bem-sucedida no país, desde que sejam considerados alguns pontos importantes:
Se o Brasil conseguir enfrentar esses desafios e promover uma implementação bem planejada e coordenada, é possível que a introdução de uma quarta cor nos semáforos seja bem-sucedida e traga benefícios em termos de eficiência, economia de combustível e segurança no trânsito. No entanto, é fundamental que haja planejamento, investimento e conscientização para que essa inovação possa ser efetivamente aplicada e benéfica no contexto brasileiro.