Super alimentos: O que são e quais são seus benefícios para a saúde

5 super alimentos que você deve incluir na sua dieta

Super alimentos: O que são e quais são seus benefícios para a saúde

Você já ouviu falar em super alimentos? É um grupo de alimentos que possui um alto valor nutricional rico em antioxidantes, gorduras saudáveis ​​ou vitaminas.

Nos últimos anos, os super alimentos inundaram as prateleiras dos supermercados. Estes são nomeados por seu alto valor nutricional e benefícios para a saúde.

Abacate, sementes de chia, espirulina, couve… Certamente você já ouviu falar de suas muitas propriedades saudáveis ​​e até as incorporou em sua dieta. Mas o que são realmente os super alimentos? Eles são tão milagrosos quanto dizem?

Eles são milagrosos?

Uma boa alimentação fornece ao organismo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento e previne o aparecimento de doenças que podem ser causadas por uma alimentação deficiente ou pela falta de nutrientes.

O alto valor nutricional desses alimentos chamados super alimentos é muito benéfico para a saúde. No entanto, a Organização de Consumidores e Usuários, popularmente conhecida como OCU , alerta que nenhum alimento tem propriedades milagrosas. A chave é seguir uma dieta variada, equilibrada e saudável.

A seguir, falamos sobre 5 super alimentos que você deve incluir em sua dieta. Não perca detalhes!

Alimentos ricos em nutrientes
Foto: Pixels

Selecionamos 5 alimentos nutricionalmente muito interessantes que você deve incluir na sua dieta:

1- Chia

As sementes de chia são ricas em ácidos graxos, ômega 3 e 6, fibras, minerais e antioxidantes. Nutrientes que nosso corpo precisa para realizar diversas funções de forma correta. Por exemplo, um nível adequado de ômega 3 e 6 ajuda a regular a pressão arterial e o colesterol no sangue .

2- Couve

A couve é o vegetal que fornece ao corpo mais proteínas vegetais, antioxidantes e fibras. Podemos adicionar couve a saladas ou usar suas folhas verdes para fazer sucos. A couve possui alto teor de micronutrientes, ajuda a melhorar o trânsito intestinal e é a melhor aliada para a perda de peso.

3- Spirulina

A espirulina é uma microalga muito nutritiva que se destaca, sobretudo, pelo seu alto teor proteico que é facilmente assimilado pelo organismo. Fortalece a imunidade, previne doenças cardíacas e recupera após esforço físico intenso, diminui o colesterol, é eficaz no alívio da síndrome pré-menstrual, depressão, ansiedade , estresse, entre outros.

4- Abacate

O abacate contém uma quantidade muito elevada de gorduras saudáveis. Suas propriedades nutricionais, juntamente com seu sabor, o tornaram um alimento essencial na dieta de muitos. Na verdade, estudos dizem  que favorece a boa saúde do coração.

5- Quinoa

A quinoa é um alimento com alto teor de proteínas, vitaminas (C, E, B1 e B2), minerais (cálcio, ferro e magnésio) e ácidos graxos essenciais ômega 6. É também uma importante fonte de fibras.

Certamente você já ouviu falar que a quinoa emagrece. Bem, não é que tenha propriedades milagrosas e que se comermos muita quinoa vamos emagrecer. O que acontece é que ele contém muita fibra. O que a fibra faz? A fibra regula o trânsito intestinal e nos mantém saciados. Dessa forma, evitaremos lanches entre as refeições e, como consequência, não adicionaremos gordura desnecessária ao nosso corpo.