Super alimentos: O que são e quais são seus benefícios para a saúde
Você já ouviu falar em super alimentos? É um grupo de alimentos que possui um alto valor nutricional rico em antioxidantes, gorduras saudáveis ou vitaminas.
Nos últimos anos, os super alimentos inundaram as prateleiras dos supermercados. Estes são nomeados por seu alto valor nutricional e benefícios para a saúde.
Abacate, sementes de chia, espirulina, couve… Certamente você já ouviu falar de suas muitas propriedades saudáveis e até as incorporou em sua dieta. Mas o que são realmente os super alimentos? Eles são tão milagrosos quanto dizem?
Eles são milagrosos?
Uma boa alimentação fornece ao organismo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento e previne o aparecimento de doenças que podem ser causadas por uma alimentação deficiente ou pela falta de nutrientes.
O alto valor nutricional desses alimentos chamados super alimentos é muito benéfico para a saúde. No entanto, a Organização de Consumidores e Usuários, popularmente conhecida como OCU , alerta que nenhum alimento tem propriedades milagrosas. A chave é seguir uma dieta variada, equilibrada e saudável.
A seguir, falamos sobre 5 super alimentos que você deve incluir em sua dieta. Não perca detalhes!
Selecionamos 5 alimentos nutricionalmente muito interessantes que você deve incluir na sua dieta:
1- Chia
As sementes de chia são ricas em ácidos graxos, ômega 3 e 6, fibras, minerais e antioxidantes. Nutrientes que nosso corpo precisa para realizar diversas funções de forma correta. Por exemplo, um nível adequado de ômega 3 e 6 ajuda a regular a pressão arterial e o colesterol no sangue .
2- Couve
A couve é o vegetal que fornece ao corpo mais proteínas vegetais, antioxidantes e fibras. Podemos adicionar couve a saladas ou usar suas folhas verdes para fazer sucos. A couve possui alto teor de micronutrientes, ajuda a melhorar o trânsito intestinal e é a melhor aliada para a perda de peso.
3- Spirulina
A espirulina é uma microalga muito nutritiva que se destaca, sobretudo, pelo seu alto teor proteico que é facilmente assimilado pelo organismo. Fortalece a imunidade, previne doenças cardíacas e recupera após esforço físico intenso, diminui o colesterol, é eficaz no alívio da síndrome pré-menstrual, depressão, ansiedade , estresse, entre outros.
4- Abacate
O abacate contém uma quantidade muito elevada de gorduras saudáveis. Suas propriedades nutricionais, juntamente com seu sabor, o tornaram um alimento essencial na dieta de muitos. Na verdade, estudos dizem que favorece a boa saúde do coração.
5- Quinoa
A quinoa é um alimento com alto teor de proteínas, vitaminas (C, E, B1 e B2), minerais (cálcio, ferro e magnésio) e ácidos graxos essenciais ômega 6. É também uma importante fonte de fibras.
Certamente você já ouviu falar que a quinoa emagrece. Bem, não é que tenha propriedades milagrosas e que se comermos muita quinoa vamos emagrecer. O que acontece é que ele contém muita fibra. O que a fibra faz? A fibra regula o trânsito intestinal e nos mantém saciados. Dessa forma, evitaremos lanches entre as refeições e, como consequência, não adicionaremos gordura desnecessária ao nosso corpo.