Para saber se uma determinada receita ou bebida funciona mesmo para emagrecer, é necessário analisar caso a caso, não é mesmo? Por exemplo, vamos procurar entender abaixo se o suco de chuchu emagrece mesmo, além de conhecer para que serve a bebida e como fazer algumas diferentes receitas.
O suco de chuchu emagrece?
Em vez de dizermos que o suco de chuchu emagrece, vamos trabalhar com a afirmação de que a bebida ajuda a emagrecer, tudo bem? E um dos pontos que podemos usar para basear essa afirmação é que o suco de chuchu pode ser utilizado no lugar de outras bebidas cheias de açúcar como refrigerantes, sucos artificiais e achocolatados, por exemplo.
Isso se estivermos falando de receitas preparadas sem o açúcar, obviamente. A diminuição da ingestão de açúcar beneficia uma dieta de perda de peso porque quando o fígado, que é o órgão que armazena a substância no corpo, tem a sua capacidade excedida, o excesso de açúcar que é retido acaba sendo transformado em gordura, ocasionando assim o aumento do peso.
Além disso, segundo informações do site Healthy Eating SFGate, os altos teores de água e fibras do chuchu contribuem em relação à promoção da sensação de saciedade no organismo, o que ajuda bastante na hora de controlar o apetite e, por consequência, diminuir o número de calorias consumidas ao longo do dia.
Entretanto, como trata-se da versão em suco do vegetal, que é processado em um liquidificador, não podemos garantir que o teor de fibras da bebida seja o mesmo do chuchu cru e integral. Para evitar perder ainda mais essas fibras, vale a pena não coar o suco após o seu preparo.
Para finalizar este tópico, não podemos afirmar categoricamente que o suco de chuchu emagrece porque, por mais que possa dar uma força, a bebida não é nenhuma poção mágica. Se você quer ou precisa perder peso, de qualquer maneira terá que seguir uma dieta saudável, equilibrada, nutritiva e controlada, de acordo com seus objetivos, além de praticar exercícios físicos com frequência para maximizar a queima de calorias.
Para que serve o suco de chuchu?
Agora nós vamos conhecer algumas das outras vantagens que podem ser associadas à bebida:
- Fonte de nutrientes: o chuchu é composto por carboidratos, fibras, zinco, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, ferro, vitamina A, vitamina B9 e vitamina C.
- Crescimento: a vitamina B9, também chamada de ácido fólico, presente no vegetal, é importante especialmente para períodos de rápido crescimento de células e tecidos do organismo, como a gestação, a infância e a adolescência, segundo informou o Centro Médico da Universidade de Maryland.
- Saúde do cérebro: a instituição também informou que o ácido fólico é fundamental para a função adequada do cérebro e que a vitamina exerce um papel importante na saúde mental e emocional. Incluir itens fontes de ácido fólico na dieta é importante porque a deficiência do nutriente é classificada como bastante comum pelo Centro Médico da Universidade de Maryland.
- Efeito antioxidante: a bebida pode contribuir em relação ao fornecimento de antioxidantes ao organismo porque contém vitamina C e zinco, que conforme o Centro Médico da Universidade de Maryland, possuem ação antioxidante. Isso é importante para combater os radicais livres que prejudicam o corpo e estão associados a problemas como o envelhecimento precoce, câncer e problemas no coração.
Como fazer – Receitas de suco de chuchu
1. Receita de suco de chuchu com limão
Ingredientes:
- 4 chuchus com casca picado e lavado;
- ½ xícara de suco de limão;
- 2 l de água;
- Adoçante a gosto;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do adoçante; Bater, acrescentar o adoçante, misturar bem e servir-se imediatamente.
2. Receita de suco de chuchu com maracujá
Ingredientes:
- Polpa natural de 1 maracujá;
- Cascas de ½ chuchu;
- 200 ml de água;
- Adoçante a gosto;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem as cascas do chuchu; Juntar todos os ingredientes, com exceção do adoçante, e levar ao liquidificador; Após, misturar bem o adoçante e servir-se imediatamente.
3. Receita de suco de chuchu com limão
Ingredientes:
- ½ chuchu com casca picado e lavado;
- 1 pepino médio com casca picado e lavado;
- Água;
- Hortelã a gosto;
- Adoçante a gosto;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do adoçante; Bater, acrescentar o adoçante, misturar bem e servir-se imediatamente.
4. Receita de suco de chuchu com laranja
Ingredientes:
- 50 g de casca de chuchu orgânico lavada;
- 2 laranjas peras;
- Aproximadamente 2 ½ xícaras de água de coco gelada;
- Adoçante a gosto (opcional);
- Gelo a gosto (opcional).
Modo de preparo:
Limpar as laranjas, cortá-las em quatro pedaços e remover as cascas e as sementes; Levar todos os ingredientes ao liquidificador e bater. Adicionar gelo e adoçante e gosto, se assim desejar, e servir-se imediatamente.
5. Receita de suco de chuchu com abacaxi
Ingredientes:
- 1 copo de suco natural de abacaxi sem açúcar;
- ½ chuchu com casca lavado e cortado em pedacinhos;
- Água;
- Adoçante a gosto;
- Gelo a gosto (opcional).
Modo de preparo:
Colocar o suco de abacaxi, a água e o chuchu no liquidificador e bater; Após, adicionar o adoçante e o gelo (se quiser) e misturar. Servir-se imediatamente.
Atenção: é importante tomar o suco de chuchu natural imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência. Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.
Por Mundo Boa Forma