Spotify redesenha sua interface para diferenciar música e podcasts

A nova interface está atualmente disponível apenas no Android

A nova interface do spotify que separa música e podcasts está atualmente disponível apenas no Android, mas logo chegará para todos. O Spotify desenvolveu um novo design para sua interface de aplicativo móvel para diferenciar mais claramente o conteúdo musical dos podcasts.

A mudança, atualmente disponível na versão Android do aplicativo, e que chegará “em breve” no iOS (conforme indicado pela plataforma de streaming), baseia-se em uma nova guia que separa os dois conteúdos em vez de aparecer em um único seção comum.

A atual segmentação desses dois tipos de conteúdo faz parte dos esforços declarados do Spotify para oferecer uma melhor experiência ao usuário e também oferecer melhores recomendações, o que envolve agrupar músicas e podcasts em duas seções bem diferenciadas.

Assim, a partir de agora, os usuários do aplicativo Spotify terão duas novas abas localizadas na parte superior da tela: “música” e “podcasts e programas”. Clicando em qualquer um deles acessará a seção correspondente onde haverá apenas um dos dois tipos de conteúdo.

Claro, isso também implica que as sugestões e recomendações que são mostradas em cada uma das seções serão limitadas a esse tipo de conteúdo. No caso dos podcasts, as recomendações se concentrarão nos episódios mais recentes dos podcasts que já estão sendo ouvidos, mas também sugerirão novos e diferentes.

E as mudanças são especialmente notáveis ​​para usuários que fazem maior uso da reprodução de podcast, na prática, o aplicativo Spotify é semelhante a um player de podcast tradicional, algo que revela a importância que esse tipo de conteúdo adquiriu para a plataforma.

Um conteúdo que, além disso, pode ser uma fonte de renda tanto para a própria plataforma quanto para os próprios autores do conteúdo devido às possibilidades de monetização associadas. Para promovê-lo, a página da biblioteca de podcasts foi completamente redesenhada para facilitar a localização do episódio que você deseja ouvir.

Vale lembrar também que o Spotify possui uma ferramenta própria para gravar podcasts do próprio app, como reforço da importância dada a esse tipo de conteúdo. Pela frente ainda pode haver nova remodelação do aplicativo Spotify para dar as boas-vindas que merecem a dois outros tipos de conteúdo: vídeos e audiolivros.