Skinificação capilar: conheça a TENDÊNCIA capilar inspirada nos cuidados com a pele

Skinificação capilar, a tendência inspirada nos cuidados com a pele que vai desde esfoliações até massagens tonificantes, de séruns antienvelhecimento a preenchimentos. Porque hoje, se você deseja cabelos bonitos, brilhantes e saudáveis, não basta shampoo e condicionador: você precisa dedicar a mesma atenção que dedica ao seu rosto.

Assim como os cuidados com a pele facial, os cuidados com os cabelos tornaram-se essenciais. Portanto, se o objetivo é mantê-los jovens, o couro cabeludo também requer atenção especial, pois somente quando saudável podemos contar com cabelos fortes, brilhantes e saudáveis. A confirmação vem dos dermatologistas: o couro cabeludo envelhece, assim como a pele, e deve ser protegido. Descubra os passos fundamentais para uma skinificação capilar especializada.

Skinificação capilar: conheça a tendência capilar inspirada nos cuidados com a pele
Skinificação capilar: conheça a tendência capilar inspirada nos cuidados com a pele | Foto: Freepik

Skinificação capilar: conheça a tendência capilar inspirada nos cuidados com a pele

A massagem no couro cabeludo tem um efeito energizante

Estimula a microcirculação e promove a oxigenação dos bulbos, beneficiando o crescimento: sim, a massagem é definitivamente um hábito a adquirir se o objetivo é manter os cabelos saudáveis por muito tempo.

Como fazer:

Para recriar um efeito de spa, coloque as mãos na cabeça com os dedos bem abertos e aplique uma leve pressão com as pontas dos dedos. Proceda sempre com movimentos circulares da nuca para cima, e tente movimentar a pele da cabeça sem deixar os dedos escorregarem. Desta forma, é possível realizar um tipo de descolamento, muito útil para aumentar a mobilidade do couro cabeludo e auxiliar a circulação local, explica o especialista. Sem pressa, no entanto. Para ser eficaz, a massagem deve durar pelo menos 5 minutos.

Se preferir, pode utilizar uma daquelas escovas de silicone específicas para usar sempre em movimentos circularesdiz. O pente Gua Sha de pedra de jade também tem efeitos energizantes: deve ser usado com movimentos em zigue-zague começando da testa em direção ao centro da cabeça e da nuca para cima.

A compressa ayurvédica que proporciona brilho e fortalece

Se você acompanha as redes sociais, certamente já ouviu falar do óleo capilar como tratamento principal para cabelos grossos e sedosos. Este é um tratamento inspirado na tradição indiana e envolve a utilização de uma mistura de óleos para ser aplicada como compressa nos comprimentos e nas pontas dos cabelos secos.

O ritual vai além da estética: segundo a medicina ayurvédica, massagear a pele e os cabelos com óleo relaxa o sistema nervoso e proporciona bem-estar para todo o organismo. Entre as opções possíveis estão o óleo de mamona, recomendado para fortalecer os cabelos, enquanto o óleo de coco e de gergelim são muito hidratantes e nutritivos. Tempo de ação? 10 minutos para cabelos finos, 30-40 minutos se forem grossos e encorpados.

O preenchimento que proporciona volume

Sim, o ácido hialurônico também tem efeitos de aumento de volume no cabelo. Principalmente se o cabelo for fino e sem corpo, um tratamento com essa substância ajuda bastante. “O ácido hialurônico deposita-se sob as cutículas com efeito imediato nas pontas duplas: sela-as, proporcionando uma haste lisa e brilhante.

Certamente sua ação é mais cosmética do que qualquer outra coisa. Mas ainda assim consegue proporcionar um resultado bacana, deixando o cabelo com muito brilho. Se, no entanto, os cabelos estiverem muito enfraquecidos, é melhor considerar um tratamento de choque à base de queratina líquida no salão. São misturas à base de proteínas vegetais hidrolisadas que, aplicadas mecha a mecha e deixadas agir por cerca de 20 minutos, conseguem formar uma espécie de capa protetora que proporciona corpo aos cabelos.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional.  Por isso, antes de aplicar qualquer coisa no cabelo,  faça um teste de alergia e busque orientações com seu cabelereiro de confiança e consulte seu dermatologista.