Sisu: cronograma e as vagas disponíveis para a primeira edição do ano

Estudantes devem ficar atentos aos prazos e às regras já divulgadas em edital do processo seletivo

Os candidatos a uma vaga em instituição pública de ensino superior devem ficar atentos ao cronograma e às demais regras da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). As inscrições iniciam nesta quinta-feira (16) e todas as informações do processo seletivo estão disponíveis em edital publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Com o fim das inscrições, em 24 de fevereiro, os candidatos terão a oportunidade de conferir o resultado da chamada regular no dia 28 do mesmo mês. De 2 a 8 de março, ocorrerá a fase de matrícula. Para participar da lista de espera, o estudante que não tiver sido contemplado na chamada regular poderá manifestar interesse entre os dias 28 de fevereiro a 8 de março. A convocação dos candidatos da última etapa, por parte das universidades, está prevista para ocorrer a partir de 13 de março.

Serão mais de 226 mil vagas disponibilizadas em 128 instituições públicas de ensino superior participantes, sendo 63 universidades federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação. No site do Sisu, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos, turnos, instituições e localização.

A antecipação da publicação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, que ocorreu na última semana, possibilitou aos estudantes a oportunidade de se prepararem com mais antecedência para concorrer aos processos seletivos que dependem das notas da prova. Como o caso do Sisu, em que o interessado precisa ter participado – sem ser na condição de treineiro – do Enem e tirado nota acima de zero na prova de redação.